• O que é a Literacia Mediática?

    Pedagogia para os media é uma subdisciplina das ciências educacionais. Desempenha um papel cada vez mais importante e continua a se desenvolver, uma vez que a nossa sociedade tem integrado as tecnologias de comunicação digital em quase todas as áreas da vida.

    A Pedagogia para os media lida com o media e o seu significado pedagógico em áreas distintas como o trabalho, lazer e educação. Analisa quais as funções e tarefas que os media assumem na nossa sociedade e examina como lidamos com os media.

    Além disso, a Pedagogia para os media analisa o impacto dos media sobre nós, os seres humanos, desenvolve conceitos para o uso significativo dos media no trabalho pedagógico e desenvolve metas sobre a forma como esses objetivos devem ser alcançados.

    O principal objetivo do trabalho pedagógico na educação para os media é sempre a mediação ou o desenvolvimento da literacia mediática.


    Educação para os media é um termo muito amplo para o qual existem muitas definições. Em alguns casos, está a aparecer uma visão redutora dos aspetos técnicos da literacia mediática. No entanto, essa visão não faz justiça à multidimensionalidade do conceito, já que a literacia mediática descreve muito mais do que as capacidades técnicas necessárias para operar e usar os media.

    Trata-se mais de lidar com os media de forma segura, consciente e conscienciosa. Assim, a literacia mediática requer uma riqueza de várias capacidades.


    Em Portugal, tendo em consideração a posição de instituições europeias e internacionais (ex. UNESCO, OCDE) e as suas recomendações, verificou-se importante propor um quadro de referência da educação para os media na educação pré-escolar e nos ensinos básicos e secundário (ver, por favor, o Gráfico 1). Neste Referencial o conceito de educação para os Media é considerado como um processo pedagógico que procura capacitar os cidadãos para viverem de forma crítica e interventiva a utilização de recursos e oportunidades que os meios e as redes de comunicação permitem, promover o desenvolvimento pessoal e social onde as pessoas aprendem e trabalham com maior qualidade do que sem a presença deste recurso. Paralelamente, reconheceu-se como fundamental o reforço da importância deste tema no ensino formal para que as crianças e jovens portugueses sejam consumidores e produtores de media consciente, críticos e participativos, reconhecendo as potencialidades dos media, e dos vários suporte e formatos de comunicação, e os perigos e processos de autodefesa contra os riscos e ameaças.

    De acordo com os autores deste referencial, educar para os media implica aprender a utilizar a comunicação como forma de se expressar e informar, compreender melhor o mundo atual, incluindo os vários aspetos que compõem a educação para os media, como, por exemplo: tipos de media, as TIC e os ecrãs, as redes digitais, entretenimento e espetáculos, publicidade e marcas, profissão e indústria/profissionais e empresas.

    Neste contexto, compreender os media enquanto construção social, mutável de local para local, tendo em conta as audiências, públicos e consumos revela-se essencial para entender que o media não são apenas os conteúdos e as tecnologias que são utilizadas, mas que englobam um olhar mais aprofundado acerca da informação transmitida que vai para além do que é apresentado nos media

    Assim, abordar temas como a liberdade e a ética, direitos e deveres ou a “nossa” relação com os media é cada vez mais pertinente e aconselhável nos contextos de educação formal, incluindo no jardim de infância, de forma ajustada às caraterísticas, competências, contextos e necessidades das crianças e dos adultos que as acompanham.

    Também seguindo as diretrizes internacionais nesta área, uma pessoa com competências de literacia mediática não se centra simplesmente no conteúdo dos media, sem ter em consideração os aspetos sociais, morais e éticos relacionados com a sua produção e/ou difusão, mas envolve o constante questionamento e o controlo critico da sua relação com os media. As pessoas com competências de literacia para os media examinam os efeitos dos media e reconhecem as suas funções, intenções e impacto na vida das pessoas e das comunidades.

    Além disso, uma pessoa com literacia mediática tem conhecimento acerca das bases técnicas e pode trabalhar com os vários media (sejam eles a imprensa, a fotografia, a rádio, a televisão, a publicidade, o cinema, os vídeos, os videojogos).

    Pode, também, desfrutar e usar o conteúdo e serviços dos media (por exemplo, jogar um jogo de computador ou assistir a um DVD), mas permanece responsável e autodeterminada na utilização dos media. Assim, uma pessoa competente nos media usa estes recursos como uma ferramenta para o trabalho criativo ou como um meio de comunicação para expressar suas próprias ideias, muitas vezes de forma criativa, através da construção do desenho dos seus próprios produtos mediáticos.

    A literacia mediática tornou-se uma qualificação chave na nossa sociedade progressista. É literacia comunicativa e, ao mesmo tempo, uma competência que permite ao utilizador fazer o necessário para contactar com o ambiente dos media e conseguir expressar-se neste contexto. Se um objetivo dos esforços educacionais é criar pessoas independentes e responsáveis o debate sobre os media também deve ter lugar aqui.