• Educação para os Media

    Aprender a utilizar os media de forma responsável e competente é uma competência fundamental e um processo útil para a vida. Dependendo da fase da vida e do uso dos media várias questões, temas ou problemas estão na vanguarda. Para as crianças entre os três e os seis anos, por exemplo, pode ser importante adquirirem conhecimentos sobre os diferentes medias presentes no seu quotidiano junto com outras crianças, de forma lúdica, ou compreenderem as diferenças entre programas de televisão e publicidades. Lidar com personagens dos media também faz parte desta educação.

    O fator chave para crianças desta faixa etária é desenvolver gradualmente a literacia mediática. A complexidade dos temas essenciais deve aumentar com a idade da criança.


    É particularmente importante que as crianças fortaleçam as suas competências para lidar e utilizar os media ao longo do tempo, pois estas estão recetivas aos media tanto no sentido positivo quanto no negativo. Nestas idades as crianças são curiosas e utilizam os media disponíveis sem preconceitos, mas também são facilmente influenciadas pelos media do que em outras idades.

    As crianças precisam de aprender a lidar de maneira responsável com os media. É responsabilidade dos pais e dos profissionais de educação de infância ensinar às crianças, desde cedo, como usar os media de maneira prudente.


    Norbert Neuß, educador de infância e professor em pedagogia de educação para os media, diz que "a educação para os media é frequentemente confundida com a didática dos media, isto é o uso dos media para outros fins educacionais é considerado como educação para os media".

    No entanto, a educação para os media só está envolvida se as propostas didáticas e os esforços educacionais visarem promover a literacia mediática.