• A importância da educação para os media e da literacia mediática no jardim de infância

    Num mundo rodeado pelos media, a educação para os media deve ser considerada como um fator importante no trabalho pedagógico.

    Por que faz sentido iniciar a educação para os media no jardim de infância?

    Os media estão em todo o lado

    no mundo de hoje não utilizamos apenas a escrita, a linguagem e a linguagem corporal como possibilidades de comunicação e expressão quando comunicamos com os outros, mas também usamos vídeos, fotos e a Internet. Para poder participar na vida social, afirmar-se e encontrar o seu caminho, deve-se estar familiarizado com os media e saber usá-los de maneira criativa e significativa.

    Os media fazem parte do quotidiano das crianças

    Até as crianças mais novas têm acesso a vários media todos os dias e levam com elas para os jardins de infância as suas experiências. Por esta razão, os jardins de infância não podem ser considerados como um espaço livre dos media. Logo, é tarefa dos profissionais de educação de infância vincular-se ao ambiente das crianças. Os jardins de infância devem disponibilizar propostas adequadas e orientadas para os interesses e experiências das crianças, para que elas possam lidar e processar as suas experiências com os media.

    As crianças crescem com diferentes dispositivos digitais e eletrónicos: é preciso aprender a lidar com os media

    As crianças estão a crescer com computadores, telemóveis inteligentes, televisão, etc. Elas lidam com os medias naturalmente e sem hesitação, muitas vezes usando-os intuitivamente e com pouco medo no contato. O uso crítico e ponderado dos media deve, no entanto, ser aprendido da mesma forma que outras áreas, como por exemplo, a leitura, escrita e matemática. Já nos jardins de infância as crianças podem ir familiarizando-se e testando diferentes formas de organização e de uso dos media. As crianças devem aprender não apenas como usar tecnicamente os dispositivos e meios mediáticos, mas também como usar os media enquanto ferramenta para concretizarem os seus próprios objetivos e ideias.

    O efeito preventivo da educação para os média: o uso dos media envolve riscos, mas também pode enriquecer as nossas vidas de várias maneiras.

    A fim de neutralizar os potenciais perigos, uma atitude pedagógica conservadora parece ser de pouca utilidade. É importante que os esforços de educação para os media também sejam feitos no jardim de infância, precisamente porque os media fazem parte do quotidiano das crianças e estão associados a riscos, para proporcionar às crianças uma abordagem ao trabalho criativo com os media e uma ideia de como os media funcionam. Desta forma, pode ser introduzida uma abordagem autodeterminada e responsável aos medias desde idades precoces.

    As crianças aprendem a entender os media através do trabalho criativo

    Através do trabalho com os media de forma independente e criativa, as crianças aprendem melhor como os media funcionam, como eles as influenciam e o que pretendem fazer com eles. Criar os seus próprios produtos media permite que elas experimentem diretamente os media.

    Ao criarem filmes stop-trick simples, as crianças aprendem o que nem tudo que veem na TV é real. Com a ajuda da fotografia tirada de forma autónoma por uma criança, as crianças podem compreender que os media representam apenas uma parte/fragmento da realidade. E ao produzirem a sua própria peça de rádio, por exemplo, elas aprendem como a música e os sons podem afetar o humor.

    Os media podem enriquecer e apoiar a aprendizagem das crianças

    Os media devem enriquecer e não substituir as atividades físicas concretas e o sentimento de prazer da criança. Os media são recursos complementares que as crianças podem usar. Portanto, os media podem ser vistos como uma oportunidade para criar atividades completamente novas para a construção de um design criativo e para a ampliação da perceção da criança sobre o mundo que a rodeia. As crianças também podem usá-los como ferramentas para as ajudar a aprender através da descoberta, da experimentação e das brincadeiras. Além disso, os media são ferramentas educacionais complementares que facilitam a individualização e a diferenciação no trabalho educacional.

    A educação para os media possibilita a igualdade educacional

    Nem todas as crianças têm a oportunidade de conhecer todos os medias ou de lidar com eles de maneira criativa. No jardim de infância, porém, todos podem ter a oportunidade de conhecer os diferentes media e lidar com eles de várias maneiras. Neste contexto as crianças podem adquirir experiência essenciais relativas ao design e uso dos media. Além disso, as crianças podem aprender a usar os media não apenas para passar o tempo, mas também como um meio de comunicação, uma fonte de informação ou uma ferramenta a utilizar nas atividades criativas. Tendo em consideração o problema das lacunas na educação e no conhecimento ("exclusão digital”), jardins de infância têm um papel equilibrador a desempenhar. Se os jardins de infância proporcionarem a todas as crianças a oportunidade de desenvolverem competências para lidar de forma crítica e responsável com os media desde cedo, podem ajudar a estabelecer uma boa base para a aquisição de competências mediáticas e a redução da desigualdade educacional.

    A educação para os media no currículo em Portugal

    o currículo evidencia a necessidade de trabalhar a educação pra os media no jardim de infância. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar reconhecem a importância da integração dos media noutras áreas pedagógicas relacionadas com a comunicação, a informação e a expressão. A educação para os media é, assim, definida como transversal e explicitamente definida. Paralelamente foram criadas diretrizes para a promoção de uma educação para os media no jardim de infância, assim como noutros níveis de ensino (por exemplo, Referencial de Educação para os Media). Contudo, nas orientações curriculares não se menciona o caminho criativo e do design da educação para os media como uma missão da educação de infância. No entanto, o campo dos media está contemplado nas orientações curriculares. Por essa razão, seria apropriado que a educação para os media recebesse uma consideração mais forte nas práticas educacionais diárias .

    Os media são divertidos

    Por fim, lidar com os media é simplesmente divertido para crianças e adultos. Os media despertam e atraem a curiosidade das crianças. Este interesse intuitivo nos media deve ser usado para, mais facilmente, estimular a aprendizagem das crianças.