• Parcerias com os pais

    Até há poucos anos atrás, a cooperação com os pais significava, predominantemente, um fluxo unilateral de informações do profissional de educação de infância para com os pais relativamente ao progresso e ao comportamento da criança. No entanto, o foco atual na parceria educacional concentra-se mais num intercâmbio bilateral e cooperativo entre os profissionais de educação de infância e os pais.

    O objetivo comum da parceria educacional é o desenvolvimento ideal e o bem-estar da criança.


    No centro de uma parceria educacional sustentável está a troca regular entre ambas as partes. O jardim de infância só pode cumprir o seu dever de apoiar a família se os profissionais de educação de infância souberem:

    • qual é o estatuto social da família,
    • quais as suas dificuldades atuais e de longo prazo e
    • que princípios educacionais os pais seguem.

    Para os pais, também valem a pena as várias possibilidades de participarem da vida dos jardins de infância, por exemplo, participando nas reuniões entre pais e professores, festas e projetos ou estabelecendo contato pessoal com outros pais e profissionais do jardim de infância.

    Desta forma, os pais têm a oportunidade de participar dos processos de tomada de decisão, moldar ativamente o dia-a-dia do jardim de infância, conhecer e compreender os temas atuais que são abordados no jardim de infância com as crianças e também para ver a “sua” criança fora da rotina familiar.


    Também é importante uma parceria comunicativa e estável entre os pais e os profissionais de educação de infância no que diz respeito ao fortalecimento da literacia mediática nas crianças. Se ambos os lados discutirem as observações do quotidiano no jardim de infância, assim como o uso dos media pela família e pela criança, todos os participantes poderão atender melhor as crianças e suas necessidades.

    A partir daí, podem estabelecer-se formas comuns de apoio e incentivo. Além disso, os educadores podem aconselhar os pais sobre as suas competências educacionais em geral e sobre o uso dos media, em particular, e apoiá-los nas suas incertezas e dúvidas.

    A base para uma cooperação bem-sucedida é uma compreensão das respetivas visões e uma mente aberta. Os fundamentos são o respeito, a tolerância e a aceitação. É necessária uma atmosfera de igualdade e confiança que permita um intercâmbio honesto e a longo prazo entre os pais e os profissionais nos jardins de infância e esclareça, com eficiência, possíveis diferenças de opinião e conflitos.


    Transparência, Partilha, Colaboração

    A maioria dos pais está familiarizada com a sua tarefa de educação para os media. Eles têm uma visão sensata do uso dos media e da perceção das suas crianças e apoiam uma seleção adequada das ofertas dos media disponíveis, normalmente de maneira ideal.

    Mas principalmente neste aspeto há incertezas nas famílias sobre como lidar com os media. Os pais têm muitas perguntas concretas e gerais sobre o uso dos media e as práticas educacionais.

    TEMAS DE PREOCUPAÇÃO QUESTÕES FREQUENTES DOS PAIS
    sustentabilidade Quais as ofertas dos media que são adequadas para a “minha” criança?
    proteção Como posso proteger a “minha” criança dos perigos dos media?
    adequação Como posso escolher o conteúdo adequado dos media?
    conselho e suporte Quem me pode aconselhar e apoiar?
    dependência Como posso prevenir que a “minha” criança se torne dependente de aplicações educacionais?

    Tabela: Preocupações dos pais

    No que diz respeito à transparência dos jardins de infância, é essencial que os pais sejam informados sobre qual a política da instituição que está a ser seguida para fortalecer a literacia mediática. Isto beneficia tanto os pais quanto os profissionais de educação de infância. Os pais podem aprender quais são as experiências que a “sua” criança têm em relação aos media, quais são as competências que ele ou ela já demonstram no jardim de infância e como os profissionais de educação de infância estão a começar a promover a literacia mediática. Os profissionais de educação de infância, por sua vez, recebem regularmente informações sobre o uso dos media em casa, sobre as experiências acompanhadas e independentes no contexto familiar e sobre as formas de fortalecer a literacia mediática na família.

    A partilha de informações promove uma visão completa de cada criança individualmente e permite, também, compreender os vários conceitos educacionais das famílias ao utilizarem os media. Desta forma, pode-se identificar necessidades de ação e o jardim de infância, ou seja, os seus profissionais, têm a oportunidade de coordenar o seu apoio individual à criança, em conformidade com as informações disponíveis.


    Modelo para Fortalecer a Literacia Mediática Infantil