• Promover as Parcerias

    Existem diferentes possibilidades para a implementação de uma parceria educacional sustentável com os pais. Algumas delas são apresentados abaixo.

    Reuniões entre de pais e educadores

    As reuniões entre pais e educadores focadas em temas específicos são um serviço tradicional de educação e informação fornecido pelos jardins de infância aos pais. No que se refere ao fortalecimento da literacia mediática, as reuniões entre pais e educadores são adequadas para informar os pais, por exemplo, sobre futuros projetos de educação para os media e os seus objetivos. As possíveis preocupações, opiniões e atitudes dos pais em relação ao tema "media no jardim de infância" tornam-se claras e podem ser discutidas abertamente.

    Uma reunião entre pais e educadores é também uma oportunidade ideal para descobrir quais os pais que podem estar a trabalhar no setor dos media (por exemplo, numa biblioteca, numa agência de publicidade, numa editora ou em jornalismo) ou ter um passatempo especial no setor de media (por exemplo, fotografia ou filmagem).

    Na reunião de pais e educadores poderia, por exemplo, pensar na importância da literacia mediática para crianças entre os três e os seis anos de idade. Palestras ou breves contribuições de especialistas também são possíveis.

    Recomendo que avalie as ofertas dos media para crianças junto com os pais.


    Partilha de experiências

    Mesas-redondas regulares doe pais, cafés dos pais ou grupos de discussão dão aos pais a oportunidade de trocarem experiências e, assim, ajudam a promover as práticas de educação no contexto familiar. Essas reuniões podem ser organizadas e planeadas de forma independente pelos pais ou apoiadas e resultantes de iniciativas do jardim de infância. Devido à importância dos media na vida das crianças, os pais geralmente têm um forte interesse na troca de pontos de vista e práticas educacionais entre eles.

    Como profissional de educação de infância poderia apoiar as diferentes formas de troca de experiências - na medida do que é desejado pelos pais - de uma forma moderada. Fornecer alguma informação, ou conselho, sobre como os pais podem expressar a sua opinião pode facilitar o começo da troca de experiências.

    Também pode ser muito útil fazer perguntas e registar as diferentes opiniões numa tela. Assim, rapidamente perceberá quais as posições que estão presentes entre os pais e se há preocupações ou receios sobre temas específicos. Pode recolher perguntas abertas e passá-las novamente junto do próximo grupo de discussão ou numa reunião específica com pais e educadores.

    Como profissional de educação de infância não precisa de encontrar todas as respostas. Também é possível envolver mais os pais no jardim de infância, por exemplo, dividindo a pesquisa sobre o tema entre as mães e os pais



    Entrevista aos pais

    Esta abordagem ao envolvimento dos pais concentra-se nos pais e nas suas experiências individuais. Numa conversa pessoal ou através de um questionário podem ser usadas perguntas específicas sobre um tema para recolher informações importantes e detalhadas sobre o uso e a importância dos media dentro da família. Uma pesquisa utilizando um questionário anónimo também proporcionar aos pais a oportunidade de expressarem abertamente e sem hesitação as suas preocupações e problemas.

    Além disso, os pais podem ser persuadidos, com perguntas deliberadamente formuladas, a observarem (mesmo) as “suas” crianças com mais atenção e a lidarem com a perceção e o uso concreto dos media por parte delas. Através da reflexão direta acerca do comportamento da criança, os pais podem tornar-se mais sensíveis ao tema.

    Com a ajuda dos profissionais de educação de infância, pode receber, por exemplo, informações importantes sobre as preferências individuais das crianças ou reconhecer aspetos relevantes do desenvolvimento da criança nesta faixa etária, que podem ocorrer no jardim de infância. Os recursos para os pais podem, assim, ser preparados e direcionados de forma precisa com base nos resultados da pesquisa

    O conjunto de perguntas para as entrevistas aos pais depende muito do que gostaria de analisar em termos de resultados e de como gostaria de usar os dados recolhidos para as práticas com as crianças. Para obter uma visão geral, recomendo que use perguntas fechadas como por exemplo perguntas de escolha múltipla. No entanto, se quiser obter uma visão diferenciada e individual das diferenças e semelhanças entre famílias, bem como quais os desafios especiais com que se deparará, as perguntas abertas com possibilidade de uma escolha livre das respostas são uma boa opção. A utilização de um questionário misto, composto por ambos os tipos de perguntas também é uma opção adequada. Um passo adicional poderia ser publicar os resultados da pesquisa realizada junto dos pais no quadro de avisos da sua instituição.



    Revistas e boletins informativos para pais

    Revistas e jornais para pais oferecem a oportunidade no jardim de infância, por exemplo, de documentar as opiniões expressas pelos pais sobre uma questão inquietante ou de realizar uma entrevista com os pais sobre como eles lidam com um tema específico dos media. Convites para “noites de pais”, grupos de discussão ou eventos planeados como espetáculos sobre projetos também podem ser publicados em revistas e / ou boletins informativos e, posteriormente, os resultados de entrevistas ou projetos podem ser impressos.

    A revista dos pais oferece a oportunidade, por exemplo, de documentar as opiniões expressas pelos pais sobre uma questão inquietante ou de realizar uma entrevista com os pais sobre como eles lidam com um tema específico dos media. Isto dará aos pais uma oportunidade de se manifestarem ou de se identificarem com as impressões e opiniões de outros pais. Pode ser mais fácil para os pais contatá-lo enquanto profissional do jardim de infância para apoio e aconselhamento.


    As revistas ou boletins informativos dos pais podem ser distribuídos digitalmente por e-mail ou impressos em papel. Deve, entretanto, ser cuidadosamente considerado se e quais os conteúdos que são publicados na página ou num blogue do jardim de infância. O conteúdo que não é publicado numa área protegida pode ser visto em praticamente qualquer lugar do mundo. Em qualquer caso, é necessário ter antecipadamente declarações de consentimento e esclarecer os direitos autorais das imagens, assim como esclarecer os direitos pessoais das pessoas apresentadas.

    Se houver uma certa regularidade das publicações, estas também podem ser usadas para destacar aniversários ou para apresentar os portefólios das crianças que darão entrada na escola do 1.º Ciclo Ensino Básico e que poderá, por exemplo, distribuir na festa de despedida, para que as crianças se lembrem dos grandes e pequenos eventos no jardim de infância.


    Os pais também podem realizar tarefas durante o planeamento e a implementação das revistas ou boletins informativos como, por exemplo escrever os textos, selecionar os temas ou imprimir a revista são formas de estarem envolvido no processo. Durante as reuniões de pais, que ocorrem em intervalos regulares de tempo, é possível discutir quais os temas que devem ser incluídos na revista e quais as tarefas que podem ser distribuídas pelos pais.

    Há muitas maneiras de envolver os pais em oportunidades de participação e troca de ideias. É importante considerar as diferentes motivações e a disponibilidade de tempo, bem como o conhecimento e as competências dos pais e ver quem pode apoiar este tipo de prática e quem pode participar, tendo em consideração a sua conveniência.


    Materiais informativos

    Os pais estão particularmente interessados em material informativo que lhes dêem dicas concretas e os ajude nas suas tarefas educativas. Alguns pais também podem estar interessados em aprofundar os seus conhecimentos assistindo a palestras ou seminários. Os programas promovidos por universidades, bibliotecas, centros de educação e formação para adultos ou outras instituições de ensino podem ser encontrados através das páginas da internet dos municípios ou das entidades responsáveis pela ação na sua comunidade.

    Muitas vezes os pais têm algum tempo para relaxar e obter uma noção das atividades desenvolvidas no jardim de infância quando vão buscar os seus filhos ao jardim. Assim, os pais também podem ser encorajados a lidarem com o tema dos media se tiverem acesso a material adequado, como por exemplo cartazes colocados no portão em frente ao portão da entrada do jardim. A atenção dos pais costuma ser atraída mais rapidamente quando os posters são embelezados com colagens, fotos e pinturas das crianças

    Também é aconselhado que disponibilize aos pais recursos media e jogos para empréstimo. Deste modo pode recorrer aos pais como ponto de referência para relatarem as suas experiências dentro da família, por exemplo, durante uma reunião de pais ou educadores, ou um café.


    Os pais também podem estar envolvidos na recolha de material informativo. A maioria das famílias provavelmente já lidou com o assunto e está familiarizada com as suas tarefas de educação para os media. Também podem existir pais que estejam empregados no setor dos media ou possivelmente na pedagogia para os media e que possam, portanto, fornecer recomendações ou materiais.


    Exposição de projeto

    Os resultados de vários projetos de utilização criativa dos media oferecem uma oportunidade única para entrar em contato com os pais. Quer estes projetos sejam desenhos, colagens de fotos, filmes realizados pelas crianças ou peças em áudio, os resultados das crianças oferecem uma grande oportunidade para convidar os pais para um espetáculo relativo ao projeto desenvolvido. As crianças também devem estar envolvidas na apresentação do seu trabalho.

    Também é possível imaginar um evento privado para as famílias, prévio à apresentação pública, dos trabalhos media produzidos pelas crianças que é integrado nas atividades já existentes no jardim de infância, como num festival de outono ou uma festa de Natal.


    Dias abertos para pais

    Um dia aberto para os pais onde passam todo o dia nas instalações do jardim de infância e vêm não apenas como os seus filhos trabalham com os media e que resultados criativos alcançam na escola, mas também têm a oportunidade perfeita para observarem uma etapa da vida das crianças a que normalmente não têm acesso. Ao mesmo tempo, os pais podem experimentar diretamente como os profissionais de educação de infância implementam a educação para os media nos seus jardins.


    Sabia que ... ?

    EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA - TGuia de educação pra os media para educadores e professores até ao ensino secundário. Apresenta um conjunto de propostas pedagógicas de ação junto de crianças entre os 3 e os 18 anos de idade, onde são explicitados como podem ser desenvolvidas a literacia mediática através de atividades do quotidiano.

    KIDS MEDIA LAB I e II - Projetos de integração sobre o pensamento computacional, robótica e programação de forma criativa e divertida no jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se encontram disponíveis recursos, atividades e vídeos que auxiliam educadores, professores e família a explorar recursos como o Scratch Júnior com as crianças. O Kids Media Lab II é um segundo projeto que da continuidade ao anterior e que resulta de uma parceira entre várias universidades nacionais e consultadoria de cientistas internacionais de renome na área.