• Diferent es tipos de computadores

    Quando a maioria das pessoas ouve a palavra computador, pensa num computador pessoal (PC), como um computador de mesa ou portátil. No entanto, existem computadores de diversos formatos e tamanhos que desempenham muitas funções diferentes nas nossas vidas diárias: retirar dinheiro de uma caixa eletrónica, ler os códigos de barras de alimentos no supermercado ou usar uma calculadora também são funções de um computador.

    O tipo de computador mais conhecido é o computador de secretária, que é utilizado pela maioria das pessoas no trabalho, em casa ou na escola. Os computadores de secretária foram desenhados de modo que possam ser colocados numa mesa e apresentam geralmente diferentes partes como: Torre do computador pessoal, um monitor, um teclado e um rato.

    Computador de secretária


    Outro tipo de computador bem conhecido é o computador portátil. Estes computadores são portáteis e operados por bateria. Eles são, portanto, mais flexíveis do que os computadores de secretária e podem ser usados em praticamente qualquer lugar.

    Computador portátil


    Como o computador portátil, os tablets são desenhados para serem portáteis. Contudo, estes oferecem experiências que os computadores. A diferença mais obvia é que a maior parte dos computadores tablet não têm teclado ou painel tátil. Em vez disso, todo o seu ecrã é sensível ao toque, ou pode utilizar-se um teclado virtual que pode ser tocado e os dedos podem ser utilizados como o ponteiro do rato. O computador tablet não consegue fazer, necessariamente, tudo o que faz um computador tradicional. Muitas pessoas preferem trabalhar com determinados programas no computador tradicional como o computador de secretária ou portátil em vez do tablet. Contudo, a conveniência do computador tablet faz dele ideal enquanto segundo computador.

    Tablet


    O servidor é um computador que envia informações para outros computadores em rede. Por exemplo, ao usar a Internet, alguém observa algo armazenado num servidor. Muitas empresas também usam servidores de arquivos locais para armazenar e compartilhar arquivos internamente..

    Servidor em rede


    Muitos dos dispositivos eletrónicos e dos media atuais são basicamente computadores especializados, embora nem sempre sejam associados a eles.


    Telemóveis inteligentes: um telemóvel inteligente é uma versão mais poderosa do telemóvel convencional. Além dos mesmos recursos básicos: chamadas telefónicas, correio de voz, SMS, os telemóveis inteligentes podem ligar-se à Internet via LAN sem fios (Wi-Fi) ou uma rede móvel. Isso significa que os telemóveis inteligentes podem ser usados para as mesmas coisas normalmente feitas num computador, como: verificar e-mails, navegar na Internet ou fazer compras online. A maioria dos telemóveis inteligentes usa uma tela sensível ao toque, o que significa que não existe um teclado físico no dispositivo. Em vez disso, tocamos num teclado virtual e usamos os nossos dedos para interagir com a tela. Outros recursos-padrão incluem uma câmara digital de alta qualidade e a capacidade de reproduzir arquivos de música e vídeo digitais. Para muitas pessoas, um telemóvel inteligente pode até substituir dispositivos media, como um computador, incluindo um leitor de música digital e uma câmara digital, tudo no mesmo dispositivo.

    Telemóvel inteligente