• Software Básico – Sistema operativo e Aplicações

    O Sistema operativo (OS) é o software mais importante que o nosso computador possui. Ele permite gerir a memória e os processos do computador, bem como todos os softwares e hardwares. Também permite a comunicação com o computador. Sem um sistema operacional um computador é inútil. Geralmente vários programas de computador diferentes são executados simultaneamente e todos precisam de aceder a CPU, a RAM e ao disco rígido do computador. O sistema operacional coordena tudo isso para garantir que cada programa receba o que precisa.

    Os sistemas operacionais geralmente são pré-instalados em cada computador. A maioria das pessoas usa o sistema operacional que acompanha o computador, mas é possível atualizar ou até mesmo alternar sistemas operacionais. Os três sistemas operacionais mais comuns para computadores de secretária e portáteis são o Microsoft Windows, macOS e Linux. Para tablets e telemóveis inteligentes, os sistemas operacionais mais comuns são os sistemas operacionais modernos Android e iOS que usam um interface gráfico do utilizador (GUI). O GUI permite clicar com o rato em ícones, botões e menus e tudo é claramente representado no ecrã por uma combinação de gráficos e texto.

    A interface do utilizador de cada sistema operacional tem aparência e comportamento diferente; portanto, mudar para um sistema operacional diferente pode parecer pouco familiar no início.


    Os sistemas operacionais modernos são projetados para serem fáceis de usar e a maioria dos princípios básicos é a mesma.

    Sistemas Operativo

    Uma aplicação (app) é um tipo de software que permite realizar tarefas específicas. Quando uma aplicação é aberta, ela é executada no sistema operacional até ser fechada. Várias aplicações podem ser abertas ao mesmo tempo. Existem inúmeras aplicações ou programas para computadores de secretária. Algumas são mais extensas (isto é, Microsoft Word), enquanto outras podem fazer apenas uma ou duas funções (ou seja, um relógio ou uma aplicação de calendário). Os computadores de secretária e os portáteis não são os únicos dispositivos que podem executar aplicações ou programas. Aplicações para dispositivos móveis, como telemóveis inteligentes e tablets também podem ser descarregadas.

    Várias aplicações