• Personagens nos Media

    Para as crianças, as personagens são muito importantes quando avaliam as histórias. Portanto, as personagens de filmes , livros, músicas , aplicações e anúncios publicitários representam uma referência essencial dos media para as crianças. Em geral, existem heróis e vilões que as crianças admiram ou rejeitam.

    De forma transversal a todos os media, os vários tipos de personagens diferentes podem ser identificados em termos de aparência, traços de personalidade ou comportamento. As personagens dos media não transmitem apenas a história, mas também fornecem conhecimento sobre papéis sociais e padrões de comportamento. Independentemente de sua diversidade, todas as personagens imaginárias criadas para crianças têm um aspeto em comum: apresentam uma menor complexidade comparativamente a pessoas reais.

    Portanto, pode-se geralmente atribuir uma característica às personagens fictícias para crianças, como por exemplo: bom ou mau. Além disso, a opinião sobre as personagens tende a persistir ao longo do tempo e raramente há desvio nos padrões de comportamento ou papéis das personagens. Essa distinção clara na representação das personagens é um fator chave.

    As crianças podem entender as personagens, apenas pelas suas características e ações muito claras, utilizando-as para a avaliação das pessoas reais ou para entenderem e orientarem as suas próprias ações. Quer as personagens corajosas e fortes, quer as personagens maliciosas ou violentas fascinam as crianças.

    Atualmente, está em constante crescimento a oferta de novos conteúdos e personagens nos media para crianças. Além disso, existe uma oferta ampla de publicidade e de produtos associados, comummente chamada de merchandising.

    É aconselhável que os profissionais de educação de infância abordem as ofertas atuais dos media para crianças e as perspetivas das crianças sobre essas ofertas.

    Valerá a pena realizar uma análise detalhada e diferenciada que procure compreender por que as crianças estão interessadas em determinadas personagens dos media e quais as características dessas personagens que consideram particularmente interessantes.

    As personagens dos media oferecem às crianças excelentes oportunidades para brincarem e conversarem na sua vida quotidiana. Os profissionais de educação de infância podem observar as mais variadas formas de processamento das experiências dos media por parte das crianças. Acima de tudo, as personagens dos media são utilizadas pelas crianças destas idades para desenharem, pintarem e brincarem juntas, bem como para conversarem ou envolverem-se em brincadeiras de faz de conta com os colegas.

    Uma vez que as personagens dos media são muito importantes para as crianças em idade pré-escolar parece-nos útil abordar os "Heróis Infantis nos Media" durante as várias atividades quotidianas desenvolvidas com as crianças nos jardins de infância.

    Ao prestarmos especial atenção ao ambiente das crianças, elas recebem especial apreço e podem apresentar-se como especialistas nas suas personagens favoritas. Além disso, este interesse também pode fornecer informações importantes sobre temas que dizem respeito à criança.