• Suporte para Pais

    As personagens nos media são de grande importância para a vida quotidiana das crianças e para o seu desenvolvimento pessoal. Por esse motivo, o tema também deve ser abordado nas discussões entre profissionais de educação de infância e pais.

    Abordar o tema das personagens nos media no jardim de infância é uma boa oportunidade para também trocar informações com os pais sobre o amplo espectro e a relevância das personagens dos media. Por exemplo, os pais podem não ter a certeza sobre como utilizar corretamente as características dos media. Aqui, pode ser útil se os profissionais de educação de infância fornecerem materiais ou incluírem informações sobre o tema no dia a dia dos pais. Existe também a oportunidade de mostrar aos pais resultados concretos do trabalho desenvolvido sobre o tema dos heróis dos media. As conversas podem ser bastante eficazes se apresentar peças de artesanato, pinturas, cartazes ou colagens feitas pelas crianças com a ajuda dos seus educadores.

    É essencial que os pais tenham consciência do papel que as personagens dos media desempenham na procura de orientação e no trato das questões das crianças. Também é importante enfatizar que, além de amigos e irmãos, os pais também têm uma grande influência sobre quais são os heróis dos media favoritos das crianças.

    Os profissionais de educação de infância podem igualmente beneficiar da partilha de ideias e experiências com os pais, pois os estes podem fornecer pistas interessantes sobre o tema para o trabalho pedagógico dos media no jardim de infância.

    Comece agora e tente pôr em prática os seus conhecimentos. Os nossos exemplos práticos podem dar algumas ideias iniciais.