• Introdução

    Os filmes de animação são muito populares entre as crianças. Eles contam histórias engraçadas e emocionantes que oferecem muito entretenimento e diversão. Mas, como podemos produzir o nosso próprio filme de animação (filme em “stop motion”, ou seja, movimento parado) ou vídeo? Este processo não é claro para muitas crianças e adultos. Eles não estão conscientes de quanto trabalho envolve produzir um filme (stop motion), já que não se trata apenas de disparos fotográficos uns atrás dos outros .

    Explique às crianças que elas não podem produzir um filme em stop motion do tamanho de um filme da Disney. Deixe-os descobrir a quantidade de trabalho que é preciso e quais as restrições que podem ocorrer nas produções de filmes deste tipo no jardim de infância. Além disso, a qualidade do filme não poderá ser a mesma das produções da Disney. É mais importante que descubram em conjunto como os filmes ou os desenhos animados são feitos e utilizem os recursos disponíveis de forma criativa e sensata.

    O trabalho em vídeo e stop motion com crianças deve utilizar funcionalidades simples que são, mesmo assim, impressionantes quanto ao seu conteúdo, embora não sejam muito elaboradas.

    Assim, este módulo não se refere à produção de filmes (stop motion) muito elaborados com crianças, mas a ensinar às crianças como trabalhar com vídeo de forma prática e criativa.