• Projetos de Vídeo e Stop Motion no Jardim de Infância

    Se as crianças têm permissão para usarem a câmara por si próprias, elas aprendem:

    • a produzir histórias emocionantes sobre amor e conflito, sobre grandes e pequenos heróis ,
    • ou como produzir informações audio-visuais , por exemplo sobre como fazer um bolo.
    • Com a ajuda de uma câmara (por exemplo, uma câmara de tablet), elas aprendem como são feitos os programas de cinema e televisão.
    • As crianças têm a oportunidade de se tornarem criativas e interagirem entre si.

    Elas podem envolver-se em todas as etapas: desenvolver uma história curta, concetualizar uma cena, editar e escolher a banda sonora .

    Com base no conhecimento e na experiência da criança sobre os vários géneros de filmes no cinema e na televisão, podem ser utilizados temas de produções de vídeo semelhantes à TV como os filmes de animação, jogos, publicidade ou filmes de televisão para desenvolver atividades no jardim de infância.

    As crianças podem reproduzir o seu programa favorito num ambiente de estúdio de TV e redesenhá-lo de forma criativa. Isto permite-lhes adaptar formas essenciais da produção dos géneros presentes no cinema e na televisão.

    Os filmes são muito fascinantes para as crianças. O setor do cinema e da televisão usa alguns truques para criar os filmes. As grandes cidades são recriadas em miniatura e aparecem grandes devido às configurações das câmaras, as cenas são editadas digitalmente no computador e os atores são substituídos por duplos. As crianças em idade pré-escolar ainda não têm conhecimento suficiente para entenderem como esses truques são feitos. Competências sobre os media infantis pode ser promovida de maneira lúdica, ao experimentarem truques simples usados nos filmes.

    As crianças não são, primariamente, guiadas pela ordem em que a história é exibida quando assistem aos seus programas favoritos.

    A literacia mediática pode ser promovida de maneira lúdica, ao experimentarem truques simples usados nos filmes.

    As crianças não são, primariamente, guiadas pela ordem em que a história é exibida quando assistem aos seus programas favoritos. Elas tendem a focar-se em detalhes que estejam relacionados com a sua realidade ou obter respostas emocionais. A perceção da imagem por parte das crianças pequenas é aleatória, pouco sistemática e orientada para o momento. O mesmo se aplica ao uso ativo de uma câmara por crianças. Tal como acontece ao trabalhar com fotografias , é possível obter uma perceção da visão das crianças do mundo, permitindo que elas usem a câmara de forma livre e intuitiva.

    Dê oportunidade à criança de realizar filmes de forma espontaneamente e instintivamente com a câmara, sem um guião ou plano traçado. Deixe que a criança rec0lha imagens ou vídeos sem o adulto e que registe o “seu momento”. As crianças podem retratar o que percebem com os seus próprios olhos e tornarem essa visão “interior” visível para o mundo.

    Quanto mais formas de design, princípios de montagem e truques as crianças conhecerem, mais cedo poderão classificar e entender as vertentes de ação mais complicadas, com flashbacks (ou analepses), ações paralelas e saltos no espaço e no tempo. Esta forma de trabalhar o vídeo com crianças implica a aplicação e a aprendizagem de ferramentas essenciais de dramaturgia de filme, que são importantes no cinema e na televisão. Ao testar os meios de design específicos de um filme, de maneira lúdica, e assim obterem uma melhor compreensão do enredo, as crianças não perdem o fascínio por histórias previamente preparadas. Apesar do conhecimento adquirido, elas ainda querem divertir-se com o cinema e a televisão.

    Algumas diretrizes podem ajudar os profissionais de educação de infância e as crianças a trabalharem com o vídeo em stop motion, a fim de usarem este meio de forma eficaz neste contexto. Os profissionais de educação de infância não devem ser muito intrusivos enquanto as crianças estão a trabalhar com uma câmara. Desta forma, eles não influenciarão muito a intenção do cineasta. No entanto, pode ser enriquecedor no trabalho em vídeo se, por exemplo, se ajudar as crianças através de algum diálogo para transmitir uma mensagem específica. Aqui, os educadores de infância nem sempre devem sobrepor os seus conhecimentos aos conhecimentos das crianças; em vez disso, devem ter uma mente aberta a processos de aprendizagem comuns.

    Vídeo e Stop Motion na Prática

    Como no caso das fotografias, deve-se mostrar às crianças como usar os dispositivos de gravação de vídeo. Neste contexto, aplicam-se as mesmas regras que foram apresentadas no módulo 6 .

    Diferentes configurações e perspetivas abordadas no módulo 6 certamente também darão vida a um vídeo (stop motion). Elas são particularmente importantes no vídeo stop motion, para que o resultado final não seja entediante para os espectadores.

    No entanto, ao trabalhar com crianças é particularmente importante que o foco não seja atingir a perfeição, mas experimentar a tecnologia e promover a criatividade.

    Se quiser contar uma história com um filme ou vídeo em stop motion, pense num guião curto e na duração do filme, conjuntamente com as crianças. Isto facilita um planeamento realista e evita trabalho em excesso.