• Noções básicas do Programa Windows Movie Maker 2012

    O programa Windows Movie Maker 2012 é um pograma simples de edição de vídeo que permite criar e editar vídeos no Windows 7 ou no Windows 10. Como este programa não pode ser usado por crianças pequenas, é usado por profissionais de educação de infância para editar vídeos (stop motion) de modo a que os resultados das crianças sejam apresentados de uma forma mais bonita aos pais.

    Nota Importante:

    O Window Movie Maker 2012 deixará de ser desenvolvido pela Microsoft, e é por isso que o programa neste momento não pode ser descarregado da Microsoft Store.

    Portanto, o programa deve ser adquirido de outra forma. Pesquise "Download do Windows Movie Maker" usando um motor de pesquisa, por exemplo, o Google. Serão exibidos vários resultados que permitirão baixar o programa.


    De seguida, apresentamos uma breve introdução com as noções básicas para que possa trabalhar com o Movie Maker. A tecla F1 no teclado do PC ou o símbolo ? na barra de menus no canto superior direito do Movie Maker permitirá obter ajuda online, oferecendo um suporte claro para as suas dúvidas.

    Criador: Microsoft
    Sistema: Windows
    Custo: O programa é gratuito.
    Público-alvo: Especialistas em Pedagogia, crianças a partir do quarto ano de escolaridade, pais.
    Nota: as crianças pequenas não devem utilizar este programa sozinhas porque normalmente não conseguem ler ainda e é um programa muito complexo para crianças desta faixa etária.
    Temas: Edição de vídeo, trabalho prático com os media
    Publicidade: Sem publicidade
    Usuabilidade: Pode utilizar todas as funções offline.
    Navegação: Simples e claro para crianças mais velhas e adultos, contudo ainda muito complexo para crianças mais novas.
    Design: Linguagem simples e compreensível; cores claras e de alto contraste; fácil de ler; design claramente definido.

    Como é que o programa Movie Maker 2012 funciona?

    Quando o programa começa, aparece um novo projeto com o nome de "Meu filme" que abre automaticamente.

    Primeiro familiarize-se com o programa. Mova o rato sobre os campos das funções e serão abertas janelas com explicações para o ajudarem a explorar as funções do programa.

    É recomendável que guarde primeiro o projeto com um novo nome numa pasta selecionada. Isto facilitará a posterior localização e a edição do filme. Também é útil para guardar os dados que ainda necessitam de ser trabalhados numa pasta separada.



    Ao trabalhar com o Movie Maker siga a sequência aqui descrita, nomeadamente: primeiro edite as sequências de filme; depois adicione títulos, textos e créditos e, finalmente, adicione a música. Se, no final, considerar que ainda deseja cortar uma parte do vídeo, o texto e a música não serão movidos com ela porque agora eles estão guardados noutro local e terá que os editar novamente. Também é importante que os arquivos brutos e o seu projeto não sejam movidos para outro local durante a edição. Se isso acontecer, o programa não poderá encontrar o material novamente.

    Comece agora e tente pôr em prática os seus conhecimentos. Os nossos exemplos práticos podem dar algumas ideias iniciais.