Topic outline

  • Introdução

    Os filmes de animação são muito populares entre as crianças. Eles contam histórias engraçadas e emocionantes que oferecem muito entretenimento e diversão. Mas, como podemos produzir o nosso próprio filme de animação (filme em “stop motion”, ou seja, movimento parado) ou vídeo? Este processo não é claro para muitas crianças e adultos. Eles não estão conscientes de quanto trabalho envolve produzir um filme (stop motion), já que não se trata apenas de disparos fotográficos uns atrás dos outros .

    Explique às crianças que elas não podem produzir um filme em stop motion do tamanho de um filme da Disney. Deixe-os descobrir a quantidade de trabalho que é preciso e quais as restrições que podem ocorrer nas produções de filmes deste tipo no jardim de infância. Além disso, a qualidade do filme não poderá ser a mesma das produções da Disney. É mais importante que descubram em conjunto como os filmes ou os desenhos animados são feitos e utilizem os recursos disponíveis de forma criativa e sensata.

    O trabalho em vídeo e stop motion com crianças deve utilizar funcionalidades simples que são, mesmo assim, impressionantes quanto ao seu conteúdo, embora não sejam muito elaboradas.

    Assim, este módulo não se refere à produção de filmes (stop motion) muito elaborados com crianças, mas a ensinar às crianças como trabalhar com vídeo de forma prática e criativa. 

  • Sobre este módulo

    Através deste curso será capaz de…

    • Adquirir conhecimento sobre as diferentes perspetivas e configurações de modo a fazer um filme emocionante e interessante para o público-alvo
    • Aprender como planear um filme em stop motion com crianças em idade pré-escolar
    • Adquirir conhecimentos sobre como trabalhar vídeos com as crianças de forma prática e criativa
    • Adquiri conhecimentos básicos sobre como trabalhar criativamente com a aplicação Stop Motion Studio e o programa Windows Movie Maker 2012

    Neste módulo…

    • As técnicas básicas de stop motion serão explicadas e visualizadas
    • Serão fornecidos exemplos práticos sobre o trabalho criativo com crianças no jardim de infância
    • Atividades que o ajudarão a compreender melhor o conteúdo e a se preparar para a avaliação
    • Links externos o guiarão para mais informações
  • O que é um Vídeo Stop Motion?

    Os vídeos stop motion são filmes que são compostos por imagens ou fotografias isoladas formando os clássicos flip-books , conhecidos como livros de folhear ou folioscópio. O movimento é criado alterando ligeiramente a posição das figuras ou objetos em cada imagem. As imagens são integradas umas a seguir às outras de forma muito rápida, por exemplo com Stop Motion Studio , de modo a que as transições sejam quase impercetíveis. A técnica de stop motion é uma maneira simples de gravar filmes com figuras e objetos sem saber nada sobre animações por computador.

    Quase tudo pode servir como objeto ou figura para criar um filme stop motion. Não apenas bonecos ou figuras de plasticina, como por exemplo na série de televisão "A Ovelha Choné. Quase não existe limites para a imaginação.

    Os filmes em stop motion podem ser criados com os recursos mais simples, motivo pelo qual também podem ser produzidos com bastante facilidade por crianças pequenas. A tecnologia digital e as aplicações , em particular, tornam a produção de filmes animados ainda mais simples.


    Algumas sugestões de como e quais as ferramentas que pode utilizar para criar um filme em stop motion são apresentados abaixo:

    Nos filmes de pintura animada, o público vê uma imagem ou um texto a aparecer linha a linha, como que por magia. O efeito é obtido ao tirar uma fotografia após cada traço, até que a pintura inteira esteja concluída.

    Video 1: Exemplo de um vídeo simples em stop motion com pintura:


    Nos filmes animados em camadas ou estratificados, as figuras ou objetos recortados em papel podem, aparentemente, mover-se sobre o fundo. Obviamente, as crianças podem movê-los entre os disparos de cada fotografia.

    Video 2: Exemplo de filme animado em camadas:


    O filme animado com materiais é feito com brinquedos, blocos de construção ou outros objetos tridimensionais usados como atores. Isto também se refere a filmes conhecidos de stop motion com figuras de Lego ou figuras de plasticina como personagens. As figuras podem mover-se no cenário, o que lembra em parte as brincadeiras numa casa de bonecas.

    Video 3: Exemplo de um filme de animação material produzido por crianças do jardim de infância:


    Outro tipo é o filme de animação real, onde pessoas reais participam como atores. O truque é deixar que algo se mova normalmente especialmente objetos que não podem mover-se sozinhos, como por exemplo um livro ou um prato. A possibilidade de "fazer magia" e enganar alguém ou dar vida a bonecos e animais de peluche é especialmente popular entre as crianças. Por exemplo, uma criança pode fazer com que objetos ou pessoas desapareçam. Pode, ainda, ter uma criança sentada particularmente quieta no chão e de repente uma boneca sentar-se ao seu lado e começar-se a mover.

    Video 4: Exemplo de um filme de animação real com o truque do stop motion realizado por crianças:


    Em princípio, a técnica de stop motion oferece inúmeras possibilidades criativas, o que torna o seu uso no jardim de infância particularmente emocionante e oferece às crianças e aos profissionais neste contexto a oportunidade de se divertirem muito.


  • Projetos de Vídeo e Stop Motion no Jardim de Infância

    Se as crianças têm permissão para usarem a câmara por si próprias, elas aprendem:

    • a produzir histórias emocionantes sobre amor e conflito, sobre grandes e pequenos heróis ,
    • ou como produzir informações audio-visuais , por exemplo sobre como fazer um bolo.
    • Com a ajuda de uma câmara (por exemplo, uma câmara de tablet), elas aprendem como são feitos os programas de cinema e televisão.
    • As crianças têm a oportunidade de se tornarem criativas e interagirem entre si.

    Elas podem envolver-se em todas as etapas: desenvolver uma história curta, concetualizar uma cena, editar e escolher a banda sonora .

    Com base no conhecimento e na experiência da criança sobre os vários géneros de filmes no cinema e na televisão, podem ser utilizados temas de produções de vídeo semelhantes à TV como os filmes de animação, jogos, publicidade ou filmes de televisão para desenvolver atividades no jardim de infância.

    As crianças podem reproduzir o seu programa favorito num ambiente de estúdio de TV e redesenhá-lo de forma criativa. Isto permite-lhes adaptar formas essenciais da produção dos géneros presentes no cinema e na televisão.

    Os filmes são muito fascinantes para as crianças. O setor do cinema e da televisão usa alguns truques para criar os filmes. As grandes cidades são recriadas em miniatura e aparecem grandes devido às configurações das câmaras, as cenas são editadas digitalmente no computador e os atores são substituídos por duplos. As crianças em idade pré-escolar ainda não têm conhecimento suficiente para entenderem como esses truques são feitos. Competências sobre os media infantis pode ser promovida de maneira lúdica, ao experimentarem truques simples usados nos filmes.

    As crianças não são, primariamente, guiadas pela ordem em que a história é exibida quando assistem aos seus programas favoritos.

    A literacia mediática pode ser promovida de maneira lúdica, ao experimentarem truques simples usados nos filmes.

    As crianças não são, primariamente, guiadas pela ordem em que a história é exibida quando assistem aos seus programas favoritos. Elas tendem a focar-se em detalhes que estejam relacionados com a sua realidade ou obter respostas emocionais. A perceção da imagem por parte das crianças pequenas é aleatória, pouco sistemática e orientada para o momento. O mesmo se aplica ao uso ativo de uma câmara por crianças. Tal como acontece ao trabalhar com fotografias , é possível obter uma perceção da visão das crianças do mundo, permitindo que elas usem a câmara de forma livre e intuitiva.

    Dê oportunidade à criança de realizar filmes de forma espontaneamente e instintivamente com a câmara, sem um guião ou plano traçado. Deixe que a criança rec0lha imagens ou vídeos sem o adulto e que registe o “seu momento”. As crianças podem retratar o que percebem com os seus próprios olhos e tornarem essa visão “interior” visível para o mundo.

    Quanto mais formas de design, princípios de montagem e truques as crianças conhecerem, mais cedo poderão classificar e entender as vertentes de ação mais complicadas, com flashbacks (ou analepses), ações paralelas e saltos no espaço e no tempo. Esta forma de trabalhar o vídeo com crianças implica a aplicação e a aprendizagem de ferramentas essenciais de dramaturgia de filme, que são importantes no cinema e na televisão. Ao testar os meios de design específicos de um filme, de maneira lúdica, e assim obterem uma melhor compreensão do enredo, as crianças não perdem o fascínio por histórias previamente preparadas. Apesar do conhecimento adquirido, elas ainda querem divertir-se com o cinema e a televisão.

    Algumas diretrizes podem ajudar os profissionais de educação de infância e as crianças a trabalharem com o vídeo em stop motion, a fim de usarem este meio de forma eficaz neste contexto. Os profissionais de educação de infância não devem ser muito intrusivos enquanto as crianças estão a trabalhar com uma câmara. Desta forma, eles não influenciarão muito a intenção do cineasta. No entanto, pode ser enriquecedor no trabalho em vídeo se, por exemplo, se ajudar as crianças através de algum diálogo para transmitir uma mensagem específica. Aqui, os educadores de infância nem sempre devem sobrepor os seus conhecimentos aos conhecimentos das crianças; em vez disso, devem ter uma mente aberta a processos de aprendizagem comuns.

    Vídeo e Stop Motion na Prática

    Como no caso das fotografias, deve-se mostrar às crianças como usar os dispositivos de gravação de vídeo. Neste contexto, aplicam-se as mesmas regras que foram apresentadas no módulo 6 .

    Diferentes configurações e perspetivas abordadas no módulo 6 certamente também darão vida a um vídeo (stop motion). Elas são particularmente importantes no vídeo stop motion, para que o resultado final não seja entediante para os espectadores.

    No entanto, ao trabalhar com crianças é particularmente importante que o foco não seja atingir a perfeição, mas experimentar a tecnologia e promover a criatividade.

    Se quiser contar uma história com um filme ou vídeo em stop motion, pense num guião curto e na duração do filme, conjuntamente com as crianças. Isto facilita um planeamento realista e evita trabalho em excesso.
  • Possibilidade de Integrar Vídeo e Stop Motion no Jardim de Infância

    Desenvolvimento e articulação da linguagem

    a produção dos próprios filmes com base em guiões curtos pode expandir o vocabulário das crianças. Para desenvolver um guião, as crianças precisam de encontrar palavras para os diálogos que desejam encenar. Isso também a ajuda a desenvolverem as suas competências de comunicação e a aprenderem a articular de forma mais correta a linguagem mediante determinadas situações.

    Envolva as crianças em todos os passos da produção do filme (em stop motion); caso contrário, elas podem acabar por ter uma participação muito limitada, exclusivamente como elementos extra. Tente evitar isso.

    Promoção do desenvolvimento emocional e social

    Fazer um filme é um trabalho de equipa. Participar como ator, atrás da câmara ou na edição dos filmes permite que todos ajudem e cooperem entre si. Isto é muito importante para o desenvolvimento social das crianças. Através do trabalho em vídeo, as crianças aprendem muito sobre emoções diferentes e podem experimentar diferentes mímicas. Assim, torna-se possível conversar com as crianças sobre sentimentos relacionados com as suas próprias experiências, como por exemplo o que as torna felizes ou tristes.

    Promoção da criatividade e fantasia

    Desenvolver uma história e depois reproduzi-la ou colocá-la num filme em stop motion estimula a imaginação. As crianças precisam de pensar em cenários, roupas e materiais a serem usados e, em seguida, possivelmente criá-los. Isso é criativo e produtivo. Serem capazes de ver os resultados reais do seu próprio trabalho, após um período relativamente curto de tempo, deixa-as muito orgulhosas. Dessa forma, as crianças percebem que podem criar algo e isso é muito positivo para o seu crescimento pessoal.

    Criação de memórias especiais com vídeos

    Vídeos feitos por crianças e profissionais no jardim de infância, por exemplo numa festa no jardim de infância, podem ser uma boa recordação para enviar para casa ou para apresentar numa reunião de pais. Também é possível que as crianças gravem a vida quotidiana no jardim de infância com uma câmara de acordo com a sua perspetiva. Isso dá aos pais uma visão muito especial da vida quotidiana da criança, que normalmente não lhes está acessível.

    Promoção do movimento infantil

    A grande vantagem dos vídeos é que podem capturar imagens com movimento. Portanto, pode usar-se este meio para criar vídeos que gravam as crianças em movimento. Obviamente, as crianças podem decidir o que querem usar para os cenários, fatos, etc. e como querem exibir o vídeo. Posteriormente poderá assistir a esses vídeos juntamente com as crianças. Por exemplo, pode assistir ao videoclipe de uma música. Depois, as crianças podem conversar sobre o que viram e o vídeo pode ser reproduzido com recursos aos seus próprios meios.

    Monitorização e reflexão

    Usar uma câmara de vídeo é um bom meio para observar as crianças e depois refletir dentro da sua equipa ou com os pais. O comportamento e as competências das crianças podem ser registados e avaliados. O educador de infância também pode deixar a câmara a funcionar durante uma manhã típica para, mais tarde, observar como se comporta com as crianças e como elas reagem a ele. Para este projeto, deve verificar a necessidade de obtenção do consentimento dos pais.

    Certifique-se que cumpre as diretrizes de proteção de dados e os direitos autorais em qualquer projeto media.

    Integração da realização de vídeos no jardim de infância

  • Noções básicas da aplicação Stop Motion Studio

    A aplicação Stop Motion Studio facilita a criação de filmes de animação. É adequada para uso pedagógico dos media e também é fácil de usar por crianças pequenas com supervisão.

    YPode tirar fotografias umas após as outras diretamente na aplicação e pode ver os resultados várias vezes. A sequência temporal das imagens pode ser configurada ou apagada. Com a versão completa, também pode adicionar créditos e gravações de áudio de qualquer tipo ou efeito. A versão básica é suficiente para produzir um simples filme em stop motion. Se quiser adicionar, posteriormente, música ao filme faça isso no Movie Maker. No final o filme pode ser exportado como um filme comum, para o formato MP4 .

    Esta aplicação pode ser usada nos sistemas operativos Android, iOS e Windows e pode ser instalada num tablet ou telemóvel inteligente .

    A página de Internet onde pode encontra a aplicação Stop Motion Studio é: https://www.cateater.com

    Abaixo, há uma breve introdução à aplicação Stop Motion Studio, com a intenção de transmitir informações básicas. O ícone ? na barra de menus no canto inferior direito da aplicação levá-lo-á ao menu de ajuda, que oferece suporte.

    Criadores: Cateater
    Sistemas: Android, iOS e Windows
    Custos: A versão básica é gratuita. A versão completa pode custar entre 4.99€ e 5.99€
    Público-alvo: Especialistas em pedagogia, crianças de idade pré-escolar com 4 anos com supervisão, crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pais
    Temas: Design criativo e pintura, trabalho prático nos media
    Publicidade: A aplicação básica contém compras na aplicação. Para poder usar todas as funções é necessária a versão completa.
    Usabilidade: Funciona integralmente em modo off-line.
    Navegação: Simples e clara.
    Design: Simples, linguagem percetível; Cores claras e com grande contraste; leitura amigável; design claro.


    Como é que funciona a aplicação App Stop Motion Studio?

    Veja este tutorial de introdução no You Tube para ter uma ideia de como criar um vídeo Stop Motion:

    ou observe no manual do criador para mais dicas.

  • Noções básicas do Programa Windows Movie Maker 2012

    O programa Windows Movie Maker 2012 é um pograma simples de edição de vídeo que permite criar e editar vídeos no Windows 7 ou no Windows 10. Como este programa não pode ser usado por crianças pequenas, é usado por profissionais de educação de infância para editar vídeos (stop motion) de modo a que os resultados das crianças sejam apresentados de uma forma mais bonita aos pais.

    Nota Importante:

    O Window Movie Maker 2012 deixará de ser desenvolvido pela Microsoft, e é por isso que o programa neste momento não pode ser descarregado da Microsoft Store.

    Portanto, o programa deve ser adquirido de outra forma. Pesquise "Download do Windows Movie Maker" usando um motor de pesquisa, por exemplo, o Google. Serão exibidos vários resultados que permitirão baixar o programa.


    De seguida, apresentamos uma breve introdução com as noções básicas para que possa trabalhar com o Movie Maker. A tecla F1 no teclado do PC ou o símbolo ? na barra de menus no canto superior direito do Movie Maker permitirá obter ajuda online, oferecendo um suporte claro para as suas dúvidas.

    Criador: Microsoft
    Sistema: Windows
    Custo: O programa é gratuito.
    Público-alvo: Especialistas em Pedagogia, crianças a partir do quarto ano de escolaridade, pais.
    Nota: as crianças pequenas não devem utilizar este programa sozinhas porque normalmente não conseguem ler ainda e é um programa muito complexo para crianças desta faixa etária.
    Temas: Edição de vídeo, trabalho prático com os media
    Publicidade: Sem publicidade
    Usuabilidade: Pode utilizar todas as funções offline.
    Navegação: Simples e claro para crianças mais velhas e adultos, contudo ainda muito complexo para crianças mais novas.
    Design: Linguagem simples e compreensível; cores claras e de alto contraste; fácil de ler; design claramente definido.

    Como é que o programa Movie Maker 2012 funciona?

    Quando o programa começa, aparece um novo projeto com o nome de "Meu filme" que abre automaticamente.

    Primeiro familiarize-se com o programa. Mova o rato sobre os campos das funções e serão abertas janelas com explicações para o ajudarem a explorar as funções do programa.

    É recomendável que guarde primeiro o projeto com um novo nome numa pasta selecionada. Isto facilitará a posterior localização e a edição do filme. Também é útil para guardar os dados que ainda necessitam de ser trabalhados numa pasta separada.



    Ao trabalhar com o Movie Maker siga a sequência aqui descrita, nomeadamente: primeiro edite as sequências de filme; depois adicione títulos, textos e créditos e, finalmente, adicione a música. Se, no final, considerar que ainda deseja cortar uma parte do vídeo, o texto e a música não serão movidos com ela porque agora eles estão guardados noutro local e terá que os editar novamente. Também é importante que os arquivos brutos e o seu projeto não sejam movidos para outro local durante a edição. Se isso acontecer, o programa não poderá encontrar o material novamente.

    Comece agora e tente pôr em prática os seus conhecimentos. Os nossos exemplos práticos podem dar algumas ideias iniciais.