• Projetos de áudio no jardim de infância

    Ao produzirem os seus próprios projetos de áudio, como peças de áudio ou entrevistas, as crianças conhecem técnicas de gravação e os resultados associados. Elas podem expandir as suas competências com as tecnologias dos media, adquirir experiência com tecnologia de gravação e microfone e aprender a usar, desde o início, este meio de forma produtiva e ativa. As crianças também aprendem sobre a diferença entre ouvir e ver, como contar uma história sem usar a linguagem corporal, o papel da acústica e como usar músicas e sons presentes no seu redor. Por exemplo, se as crianças fazem uma peça de áudio, adquirem uma experiência importante sobre a realidade dos media, aprendem o potencial da sua voz e como modificá-la um pouco e, ao mesmo tempo, a distingui-la bem das vozes das outras crianças. Elas entendem que o áudio também pode ser manipulado se, por exemplo, amassarem um pedaço de papel para produzir o som semelhante a um fogo na gravação.

    Desenvolvimento de habilidades na produção de projetos de áudio

    Nas peças de áudio, as personagens fictícias podem ganhar vida sem muito esforço, com a ajuda de sons e apenas com a voz. As crianças têm a oportunidade de se esconderem atrás dos seus heróis favoritos e de revelarem, com criatividade, as suas fantasias, os seus próprios medos e os seus lados "maus". Mesmo as crianças reservadas podem superar a sua timidez quando agem como bruxas ou coelhos na frente do microfone.

    A criação e o reconhecimento de sons é uma base essencial para a produção de gravações de áudio, pois tudo o que deve ser gravado também deve ser audível. Portanto, os sons podem ser vistos não apenas como um auxílio para produções de áudio, mas também podem ser usados dramaturgicamente e criar entusiasmo quando ouvidos. Além disso, quando as crianças lidam com sons, praticam o sentido da audição, experimentam os sons do ambiente de maneira distinta e aprendem a descodificá-los.

    Pode orientar as crianças a criarem produções de áudio, mostrando-lhes como criar pequenas peças de áudio ou como construir um livro de imagens com música. As gravações de sons da natureza e de imitações tornam as crianças conscientes de como a realidade dos media é criada, pois os sons imitados na gravação também soam a reais.

    Quiz Faz os teus próprios sons

    Encontre os pares correspondentes. Quais os objetos com que pode criar um som semelhante a esse?

    Está curioso para fazer um sapo coaxar ou ondas farfalharem? Dê uma olhada nesses pequenos vídeos e experimente você mesmo. (Ignore o idioma, as imagens explicam tudo o que precisa saber):

    https://www.youtube.com/watch?v=Tyr3TDMSt-Q
    https://www.youtube.com/watch?v=WU11IdEkwy8

    Todas as crianças devem estar envolvidas na produção de gravações de áudio. Todas devem receber uma tarefa: orador, operador do dispositivo de gravação, suporte para o microfone (se usar um microfone). A produção de áudio, como a produção de filmes, é o resultado do trabalho de equipa. No entanto, a edição final deve ser feita pelos próprios profissionais de educação de infância, pois os programas de edição não são desenhados para crianças. O programa de edição gratuita Audacity , por exemplo, que apresentamos neste módulo, assume-se como um recurso útil onde poderá ler mais sobre edição de áudio.