• Áudio na prática

    Como na secção de fotografia e vídeo, deve-se ensinar às crianças como usar os dispositivos de gravação de áudio. Muitas das regras apresentadas no módulo 6 também podem ser aplicadas ao trabalhar com áudio.

    As funções de um dictafone (por exemplo, com uma aplicação no tablet) devem ser discutidas com as crianças:

    • Onde começo uma gravação?
    • Como posso fazer pausa numa gravação?
    • Como terminar uma gravação?
    • Onde posso ouvir, novamente, a gravação?

    Dictafone

    A maioria dos tablets e telemóveis inteligentes já possuem uma aplicação integrada de dictafone que permite gravar com boa qualidade. Verifique se esta funcionalidade existe no seu dispositivo e, em caso afirmativo, familiarize-se com os recursos disponíveis nessa aplicação. Depois, pode ensinar às crianças algumas noções importantes dessa aplicação. Se não existir nenhuma aplicação pré-instalada no dispositivo, há uma grande variedade de aplicações disponíveis para download (por exemplo, na Google Play Store).

    Se uma história é contada por meio de um projeto de áudio, é importante pensar, juntamente com as crianças, num guião curto e na duração do projeto. Isto facilitará um planeamento realista e diminuirá o tempo de preparação.

    Música diferente produz efeitos diferentes. Converse com as crianças não apenas sobre que tipo de história que elas desejam contar, mas também sobre quais as emoções que desejam desencadear nos ouvintes. Ouçam, juntos, diferentes títulos musicais e discutam qual a música ou som que deve ser usado e em que ponto da história.

    Obviamente, é divertido encontrar sons na natureza ou produzi-los artificialmente. Mas também há a possibilidade de descarregar sons disponíveis gratuitamente da Internet.


    Página da Internet Tema
    Last.Fm: www.last.fm/pt/ Músicas e sons para descarregar gratuitamente.
    Audiyou: www.audiyou.de Um portal da Internet para carregar e descarregar arquivos de áudio.
    Com uma página extra para crianças.
    Nota: Apenar de não estar disponível originalmente em português, se navegar com o Chrome a janela de navegação perguntará se pretende traduzir automaticamente a página para português.
    Auditorix: www.auditorix.de É um projeto cooperativo com a intenção de promover uma educação auditiva para crianças.
    Com uma página extra para crianças.
    Músicas e sons para descarregar gratuitamente.
    Nota: Apenar de não estar disponível originalmente em português, se navegar com o Chrome a janela de navegação perguntará se pretende traduzir automaticamente a página para português.

    Sons para descarregar



    Certifique-se que cumpre a política de privacidade e os direitos autorais em todos os projetos media.