• Possibilidade de integração do áudio no jardim de infância

    Apoiar o desenvolvimento da linguagem através de produções de áudio

    Ouvir peças de rádio e produzir as suas próprias peças com base em guiões curtos pode permitir expandir e consolidar o vocabulário das crianças. Elas familiarizam-se com a gramática e a estrutura das frases. Ao ouvirem histórias, as crianças conhecem novas personagens e novas formas de agir perante as situações, o que lhes permite ampliarem os seus próprios conhecimentos sobre diferentes abordagens, maneiras e reações que podem ter para resolver os seus próprios conflitos. Para produzirem as suas próprias histórias, as crianças podem considerar antecipadamente o modo como uma personagem deve agir, reagir e articular numa situação específica. Isto pode ajudar as crianças a considerarem como se devem comportar em situações reais semelhantes às observadas e vivenciadas por personagens fictícias, antecipando possíveis consequências.

    Benefícios das reproduções áudio

    O conteúdo de uma história inventada por si deve estar sempre relacionado com o mundo em que as crianças vivem. Pode inspirar-se numa única imagem ou num livro ilustrado. As histórias que são tão realistas que não permitem desenvolver a imaginação das crianças podem não ser as mais adequadas. É aconselhável não pensar em todos os pormenores da história porque, geralmente, as melhores ideias surgem durante a realização das cenas.

    Promover a imaginação e a criatividade

    Enquanto ouvem histórias, as crianças criam imagens que estimulam forte-mente a sua fantasia e criatividade.

    A minha dica: Ouça uma peça de rádio com as crianças, pare a história em alguns pontos e deixe que as crianças lhe digam como é que elas pensam que a história continua.

    Desenvolver competências de empatia

    Ouvir e produzir peças de áudio pode aumentar a empatia das crianças, porque estas aprendem através das histórias a entender melhor as emoções e posições de outras personagens , o que permite que sejam capazes de se colocarem no lugar das personagens com mais facilidade. Isto ajudar as crianças a agir com empatia nas suas próprias experiências pessoais.

    Promover competências de concentração e de escuta

    Ao ouvir, as crianças desenvolvem a sua capacidade de concentração. Elas aprendem a identificar a estrutura das histórias e a sequência de ações no tempo. Além disso, as histórias em formato áudio podem promover o aumento do conhecimento das crianças sobre o mundo ao seu redor.

    Juntamente com as crianças, procure pistas sonoras (por exemplo, barulhos e sons). Converse com as crianças sobre o que podem ouvir: Quando fechamos os olhos, o que ouvimos? Como é que isso soa? De onde é que isto vem? Quem faz o som? Conseguem descrever o som? Quais são os sons de que gostam mais e menos? Isto incentiva as crianças a serem mais sensíveis aos sons e a praticar a escuta. O som e o barulho tornam-se, assim, mais importantes para as crianças porque tornam as suas experiências auditivas significativas.