• Noções básicas do programa Audacity

    Audacity é um programa de acesso aberto e gratuito para a editação de arquivos de áudio com sons, ruído, fala e/ou música em várias faixas. A fala e música podem ser gravadas, reproduzidas e editadas. Os arquivos de áudio também podem ser importados e exportados em vários formatos, como .wav ou .mp3.

    Música e sons também podem ser adicionados, posteriormente, entre as cenas. Desta forma, as falas, histórias ou sons gravados anteriormente podem ser combinados para formar uma peça de áudio única ou a enigmas sonoros.

    Recomendo que grave os seus projetos de áudio com recurso a um dispositivo de gravação ou dictafone num tablet antes de editá-los com o Audacity. Desta forma, será mais fácil para as crianças utilizarem este recurso. As gravações podem ser feitas diretamente com um microfone ou dictafone no tablet antes de serem editadas no programa Audacity. Contudo, nesta fase o computador deve estar sempre presente; as crianças não conseguem utilizar o programa de forma autónoma. Se as gravações forem feitas com antecedência, as crianças poderão realizar quase todas as tarefas sob supervisão. O "corte" final com o Audacity deve ser feito pelo profissional de educação de infância, porque as crianças podem cansar-se rapidamente. Para esta tarefa, é necessária paz e concentração.

    O programa é desenvolvido, e continuamente melhorado, por várias redes de programadores de todo o mundo e é executado nos sistemas operativos Windows, Mac OS e Linux. Até ao momento, não existe uma versão para sistemas operativo s de telemóveis inteligentes e tablets, como o Android.

    Audacity é um programa bastante completo, que também é usado por músicos profissionais e engenheiros de som. Este programa tem muitas funções disponíveis. Apesar disso, é um programa relativamente fácil de usar e, como programa gratuito, é único quanto à sua qualidade, razão pela qual é frequentemente recomendado a especialistas em pedagogia para o processamento de gravações de áudio de crianças.

    Neste módulo, do nosso manual, são explicadas apenas as funções mais importantes e úteis do Audacity, que podem ser relevantes para um profissional de educação de infância trabalhar com gravações de áudio neste contexto.

    Pode encontrar vários tutoriais detalhados sobre o programa na Internet. Algumas recomendações estão listadas abaixo. Também encontrará informações abrangentes, e facilmente compreensíveis, sobre como instalar o programa.

    Na página da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas do Ministério da Educação Português existe um tutorial sobre o Audacity, de fácil compreensão: tutorial_criar_ficheiro_audio.pdf

    A página da Rede de Bibliotecas de Braga oferece uma breve visão geral do Audacity, bem como do Podomatic, explica as funções mais importantes de forma simples: tutorial_podcast_cavado.pdf

    Na página da Rede de Ensino Livre da Escola Superior de Educação de Viseu há um tutorial muito detalhado, que disponibiliza informações desde o descarregar do programa à instalação e edição: Introducao ao Audacity_Criacao de Podcasts.pdf

    Na página oficial do Audacity, há um tutorial. Também pode descarregar o programa aqui:

    https://manual.audacityteam.org/man/tutorials.html
    https://www.audacityteam.org/help/faq/
    https://www.audacityteam.org/download/

    Nota importante, se está a utilizar uma versão mais antiga que a 2.3.2:

    Para criar diretamente arquivos mp3 no Audacity, o codificador mp3 (LAME mp3 encoder) que está disponível gratuitamente na internet (lame_enc.dll), deve ser instalado porque este não está diretamente implementado no programa devido a motivos de licenciamento. Para Windows e Mac OS, o LAME pode ser descarregado da Internet, mas também pode ser instalado diretamente no Audacity (item de menu Editar Configurações de bibliotecas).


    Visão geral do Audacity

    Criador: Equipa mundial de programação em rede
    Sistemas: Windows, Mac OS e Linux
    Custos: Gratuito
    Público-alvo: Especialistas em pedagogia, crianças a partir dos 8 anos de idade, pais.
    Temas: Trabalho prático dos media
    Publicidade: Sem publicidade
    Usuabilidade: Funciona totalmente offline.
    Navegação: Muitas funções podem não ser adequadas para usar com crianças pequenas, uma vez que elas ainda não sabem ler. No entanto, o programa é simples e claro e pode ser usado para editar projetos de áudio simples e abrangentes.
    Design: Simples, linguagem acessível, claramente organizado.

    Como funciona o programa Audacity?