Topic outline

  • Introdução

    Apesar de existir, atualmente, um grande número de ofertas multimédia, o rádio e outras ofertas de áudio continuam a desempenhar um papel importante nas atividades diárias das crianças. Ouvir programas de rádio, especialmente em família e antes de irem para a cama ou durante uma viagem de carro, é um ritual muito popular entre as crianças.

    O módulo Áudio oferece informações que poderão ser de grande utilidade no âmbito da literacia mediática , , sugerindo uma abordagem adequada no âmbito da educação para os media no jardim de infância, com muita diversão e sem grande esforço. As crianças de três a seis anos de idade aprendem rapidamente e os recursos áudio podem ser utilizados para promover a sua própria responsabilidade. Além disso, o áudio também traz muitas vantagens para o trabalho produtivo e criativo das crianças no jardim de infância. Dificilmente existe uma história ou tema que não possa ser processado através de formato áudio. A tecnologia de gravação de som, como por exemplo, ditar informação para um tablet , é fácil de usar. É fácil aprender a manusear registos áudio e, após pouco tempo, a técnica associada ao registo áudio pode ser usada pelas crianças de forma independente. A única dificuldade reside na edição das gravações (por exemplo, cortes) no compu tador, o que deve ser feito pelos profissionais de educação de infância. Contudo, também este trabalho é fácil e descomplicado. Assim, no final, todos terão à sua disposição estes recursos e produtos por muito tempo após a conclusão de um projeto.

    Este módulo concentra-se essencialmente no trabalho criativo e produtivo no campo do áudio com crianças, mas também considera os benefícios de ouvir rádio e a importância de ouvir, em geral.

  • Sobre este módulo

    Através deste curso será capaz de…

    • Adquirir conhecimento sobre importância de ouvir (em geral) e das reproduções de áudio (em particular)
    • Aprender como planear um projeto de áudio com crianças do pré-escolar
    • Adquirir conhecimentos sobre como ensinar às crianças a realizarem trabalhos práticos e criativos no campo do áudio
    • Adquiri conhecimentos básicos sobre trabalhar criativamente com o programa Audacity

    Neste módulo…

    • As técnicas básicas de áudio serão explicadas e visualizadas
    • Serão fornecidos exemplos práticos sobre o trabalho criativo com crianças no jardim de infância
    • Atividades que o ajudarão a compreender melhor o conteúdo e a se preparar para a avaliação
    • Links externos o guiarão para mais informações
  • Projetos de áudio no jardim de infância

    Ao produzirem os seus próprios projetos de áudio, como peças de áudio ou entrevistas, as crianças conhecem técnicas de gravação e os resultados associados. Elas podem expandir as suas competências com as tecnologias dos media, adquirir experiência com tecnologia de gravação e microfone e aprender a usar, desde o início, este meio de forma produtiva e ativa. As crianças também aprendem sobre a diferença entre ouvir e ver, como contar uma história sem usar a linguagem corporal, o papel da acústica e como usar músicas e sons presentes no seu redor. Por exemplo, se as crianças fazem uma peça de áudio, adquirem uma experiência importante sobre a realidade dos media, aprendem o potencial da sua voz e como modificá-la um pouco e, ao mesmo tempo, a distingui-la bem das vozes das outras crianças. Elas entendem que o áudio também pode ser manipulado se, por exemplo, amassarem um pedaço de papel para produzir o som semelhante a um fogo na gravação.

    Desenvolvimento de habilidades na produção de projetos de áudio

    Nas peças de áudio, as personagens fictícias podem ganhar vida sem muito esforço, com a ajuda de sons e apenas com a voz. As crianças têm a oportunidade de se esconderem atrás dos seus heróis favoritos e de revelarem, com criatividade, as suas fantasias, os seus próprios medos e os seus lados "maus". Mesmo as crianças reservadas podem superar a sua timidez quando agem como bruxas ou coelhos na frente do microfone.

    A criação e o reconhecimento de sons é uma base essencial para a produção de gravações de áudio, pois tudo o que deve ser gravado também deve ser audível. Portanto, os sons podem ser vistos não apenas como um auxílio para produções de áudio, mas também podem ser usados dramaturgicamente e criar entusiasmo quando ouvidos. Além disso, quando as crianças lidam com sons, praticam o sentido da audição, experimentam os sons do ambiente de maneira distinta e aprendem a descodificá-los.

    Pode orientar as crianças a criarem produções de áudio, mostrando-lhes como criar pequenas peças de áudio ou como construir um livro de imagens com música. As gravações de sons da natureza e de imitações tornam as crianças conscientes de como a realidade dos media é criada, pois os sons imitados na gravação também soam a reais.

    Quiz Faz os teus próprios sons

    Encontre os pares correspondentes. Quais os objetos com que pode criar um som semelhante a esse?

    Está curioso para fazer um sapo coaxar ou ondas farfalharem? Dê uma olhada nesses pequenos vídeos e experimente você mesmo. (Ignore o idioma, as imagens explicam tudo o que precisa saber):

    https://www.youtube.com/watch?v=Tyr3TDMSt-Q
    https://www.youtube.com/watch?v=WU11IdEkwy8

    Todas as crianças devem estar envolvidas na produção de gravações de áudio. Todas devem receber uma tarefa: orador, operador do dispositivo de gravação, suporte para o microfone (se usar um microfone). A produção de áudio, como a produção de filmes, é o resultado do trabalho de equipa. No entanto, a edição final deve ser feita pelos próprios profissionais de educação de infância, pois os programas de edição não são desenhados para crianças. O programa de edição gratuita Audacity , por exemplo, que apresentamos neste módulo, assume-se como um recurso útil onde poderá ler mais sobre edição de áudio.


  • Áudio na prática

    Como na secção de fotografia e vídeo, deve-se ensinar às crianças como usar os dispositivos de gravação de áudio. Muitas das regras apresentadas no módulo 6 também podem ser aplicadas ao trabalhar com áudio.

    As funções de um dictafone (por exemplo, com uma aplicação no tablet) devem ser discutidas com as crianças:

    • Onde começo uma gravação?
    • Como posso fazer pausa numa gravação?
    • Como terminar uma gravação?
    • Onde posso ouvir, novamente, a gravação?

    Dictafone

    A maioria dos tablets e telemóveis inteligentes já possuem uma aplicação integrada de dictafone que permite gravar com boa qualidade. Verifique se esta funcionalidade existe no seu dispositivo e, em caso afirmativo, familiarize-se com os recursos disponíveis nessa aplicação. Depois, pode ensinar às crianças algumas noções importantes dessa aplicação. Se não existir nenhuma aplicação pré-instalada no dispositivo, há uma grande variedade de aplicações disponíveis para download (por exemplo, na Google Play Store).

    Se uma história é contada por meio de um projeto de áudio, é importante pensar, juntamente com as crianças, num guião curto e na duração do projeto. Isto facilitará um planeamento realista e diminuirá o tempo de preparação.

    Música diferente produz efeitos diferentes. Converse com as crianças não apenas sobre que tipo de história que elas desejam contar, mas também sobre quais as emoções que desejam desencadear nos ouvintes. Ouçam, juntos, diferentes títulos musicais e discutam qual a música ou som que deve ser usado e em que ponto da história.

    Obviamente, é divertido encontrar sons na natureza ou produzi-los artificialmente. Mas também há a possibilidade de descarregar sons disponíveis gratuitamente da Internet.


    Página da Internet Tema
    Last.Fm: www.last.fm/pt/ Músicas e sons para descarregar gratuitamente.
    Audiyou: www.audiyou.de Um portal da Internet para carregar e descarregar arquivos de áudio.
    Com uma página extra para crianças.
    Nota: Apenar de não estar disponível originalmente em português, se navegar com o Chrome a janela de navegação perguntará se pretende traduzir automaticamente a página para português.
    Auditorix: www.auditorix.de É um projeto cooperativo com a intenção de promover uma educação auditiva para crianças.
    Com uma página extra para crianças.
    Músicas e sons para descarregar gratuitamente.
    Nota: Apenar de não estar disponível originalmente em português, se navegar com o Chrome a janela de navegação perguntará se pretende traduzir automaticamente a página para português.

    Sons para descarregar



    Certifique-se que cumpre a política de privacidade e os direitos autorais em todos os projetos media.

  • Possibilidade de integração do áudio no jardim de infância

    Apoiar o desenvolvimento da linguagem através de produções de áudio

    Ouvir peças de rádio e produzir as suas próprias peças com base em guiões curtos pode permitir expandir e consolidar o vocabulário das crianças. Elas familiarizam-se com a gramática e a estrutura das frases. Ao ouvirem histórias, as crianças conhecem novas personagens e novas formas de agir perante as situações, o que lhes permite ampliarem os seus próprios conhecimentos sobre diferentes abordagens, maneiras e reações que podem ter para resolver os seus próprios conflitos. Para produzirem as suas próprias histórias, as crianças podem considerar antecipadamente o modo como uma personagem deve agir, reagir e articular numa situação específica. Isto pode ajudar as crianças a considerarem como se devem comportar em situações reais semelhantes às observadas e vivenciadas por personagens fictícias, antecipando possíveis consequências.

    Benefícios das reproduções áudio

    O conteúdo de uma história inventada por si deve estar sempre relacionado com o mundo em que as crianças vivem. Pode inspirar-se numa única imagem ou num livro ilustrado. As histórias que são tão realistas que não permitem desenvolver a imaginação das crianças podem não ser as mais adequadas. É aconselhável não pensar em todos os pormenores da história porque, geralmente, as melhores ideias surgem durante a realização das cenas.

    Promover a imaginação e a criatividade

    Enquanto ouvem histórias, as crianças criam imagens que estimulam forte-mente a sua fantasia e criatividade.

    A minha dica: Ouça uma peça de rádio com as crianças, pare a história em alguns pontos e deixe que as crianças lhe digam como é que elas pensam que a história continua.

    Desenvolver competências de empatia

    Ouvir e produzir peças de áudio pode aumentar a empatia das crianças, porque estas aprendem através das histórias a entender melhor as emoções e posições de outras personagens , o que permite que sejam capazes de se colocarem no lugar das personagens com mais facilidade. Isto ajudar as crianças a agir com empatia nas suas próprias experiências pessoais.

    Promover competências de concentração e de escuta

    Ao ouvir, as crianças desenvolvem a sua capacidade de concentração. Elas aprendem a identificar a estrutura das histórias e a sequência de ações no tempo. Além disso, as histórias em formato áudio podem promover o aumento do conhecimento das crianças sobre o mundo ao seu redor.

    Juntamente com as crianças, procure pistas sonoras (por exemplo, barulhos e sons). Converse com as crianças sobre o que podem ouvir: Quando fechamos os olhos, o que ouvimos? Como é que isso soa? De onde é que isto vem? Quem faz o som? Conseguem descrever o som? Quais são os sons de que gostam mais e menos? Isto incentiva as crianças a serem mais sensíveis aos sons e a praticar a escuta. O som e o barulho tornam-se, assim, mais importantes para as crianças porque tornam as suas experiências auditivas significativas.

  • Noções básicas do programa Audacity

    Audacity é um programa de acesso aberto e gratuito para a editação de arquivos de áudio com sons, ruído, fala e/ou música em várias faixas. A fala e música podem ser gravadas, reproduzidas e editadas. Os arquivos de áudio também podem ser importados e exportados em vários formatos, como .wav ou .mp3.

    Música e sons também podem ser adicionados, posteriormente, entre as cenas. Desta forma, as falas, histórias ou sons gravados anteriormente podem ser combinados para formar uma peça de áudio única ou a enigmas sonoros.

    Recomendo que grave os seus projetos de áudio com recurso a um dispositivo de gravação ou dictafone num tablet antes de editá-los com o Audacity. Desta forma, será mais fácil para as crianças utilizarem este recurso. As gravações podem ser feitas diretamente com um microfone ou dictafone no tablet antes de serem editadas no programa Audacity. Contudo, nesta fase o computador deve estar sempre presente; as crianças não conseguem utilizar o programa de forma autónoma. Se as gravações forem feitas com antecedência, as crianças poderão realizar quase todas as tarefas sob supervisão. O "corte" final com o Audacity deve ser feito pelo profissional de educação de infância, porque as crianças podem cansar-se rapidamente. Para esta tarefa, é necessária paz e concentração.

    O programa é desenvolvido, e continuamente melhorado, por várias redes de programadores de todo o mundo e é executado nos sistemas operativos Windows, Mac OS e Linux. Até ao momento, não existe uma versão para sistemas operativo s de telemóveis inteligentes e tablets, como o Android.

    Audacity é um programa bastante completo, que também é usado por músicos profissionais e engenheiros de som. Este programa tem muitas funções disponíveis. Apesar disso, é um programa relativamente fácil de usar e, como programa gratuito, é único quanto à sua qualidade, razão pela qual é frequentemente recomendado a especialistas em pedagogia para o processamento de gravações de áudio de crianças.

    Neste módulo, do nosso manual, são explicadas apenas as funções mais importantes e úteis do Audacity, que podem ser relevantes para um profissional de educação de infância trabalhar com gravações de áudio neste contexto.

    Pode encontrar vários tutoriais detalhados sobre o programa na Internet. Algumas recomendações estão listadas abaixo. Também encontrará informações abrangentes, e facilmente compreensíveis, sobre como instalar o programa.

    Na página da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas do Ministério da Educação Português existe um tutorial sobre o Audacity, de fácil compreensão: tutorial_criar_ficheiro_audio.pdf

    A página da Rede de Bibliotecas de Braga oferece uma breve visão geral do Audacity, bem como do Podomatic, explica as funções mais importantes de forma simples: tutorial_podcast_cavado.pdf

    Na página da Rede de Ensino Livre da Escola Superior de Educação de Viseu há um tutorial muito detalhado, que disponibiliza informações desde o descarregar do programa à instalação e edição: Introducao ao Audacity_Criacao de Podcasts.pdf

    Na página oficial do Audacity, há um tutorial. Também pode descarregar o programa aqui:

    https://manual.audacityteam.org/man/tutorials.html
    https://www.audacityteam.org/help/faq/
    https://www.audacityteam.org/download/

    Nota importante, se está a utilizar uma versão mais antiga que a 2.3.2:

    Para criar diretamente arquivos mp3 no Audacity, o codificador mp3 (LAME mp3 encoder) que está disponível gratuitamente na internet (lame_enc.dll), deve ser instalado porque este não está diretamente implementado no programa devido a motivos de licenciamento. Para Windows e Mac OS, o LAME pode ser descarregado da Internet, mas também pode ser instalado diretamente no Audacity (item de menu Editar Configurações de bibliotecas).


    Visão geral do Audacity

    Criador: Equipa mundial de programação em rede
    Sistemas: Windows, Mac OS e Linux
    Custos: Gratuito
    Público-alvo: Especialistas em pedagogia, crianças a partir dos 8 anos de idade, pais.
    Temas: Trabalho prático dos media
    Publicidade: Sem publicidade
    Usuabilidade: Funciona totalmente offline.
    Navegação: Muitas funções podem não ser adequadas para usar com crianças pequenas, uma vez que elas ainda não sabem ler. No entanto, o programa é simples e claro e pode ser usado para editar projetos de áudio simples e abrangentes.
    Design: Simples, linguagem acessível, claramente organizado.

    Como funciona o programa Audacity?