• Introduction

    A autora de livros infantis e programadora Linda Liukas diz que:

    "Esta geração de crianças está a crescer num mundo onde os computadores e a programação ocupam grande parte da vida diária. Portanto é importante encorajar as crianças a serem curiosas sobre as tecnologias e a mostrar-lhes que elas conseguem inventar, construir e criar muitas coisas com um simples teclado de computador".

    Naturalmente, trabalhar com crianças no jardim de infância não ensiná-las a programar usando códigos e linguagem de programação . Em vez disso, trata-se de promover o desenvolvimento de competências com recurso à brincadeira, o que não é apenas decisivo no uso de linguagem de programação e no pensamento computacional, mas também na vida quotidiana. Algumas competências importantes a ensinar, para além do ensino da literac ia mediática, são a promoção da paciência e da concentração; a expansão do vocabulário; o desenvolvimento do pensamento lógico e de planeamento; o desenvolvimento de competências de orientação e estruturação; e ainda a compreensão de símbolos e do seu significado.

    O trabalho ativo com os media na área de programação é adequado para satisfazer as necessidades básicas das crianças de brincar de forma colaborativa. No entanto, muitos profissionais ficam assustados e apreensivos com o termo programação. É como se fosse necessário um conhecimento especial para abordar este tema; contudo, programar significa simplesmente reconhecer estruturas e sequências, algo que fazemos todos os dias.