Programar nos jardins de infância
Programar significa dar comandos a um robô ou computador digitando códigos. A programação é usada para criar robôs, páginas da Internet , e programas ou apps . A linguagem de programação envolve símbolos e caracteres que representam certos comandos. A natureza dos códigos usados na linguagem de programação pode variar e os códigos podem ser inseridos de diferentes maneiras, desde a simples digitação de teclas para controlar um robô até ao uso de linguagens de codificação complexas.

Geralmente, as crianças reconhecem os computadores apenas como dispositivos onde podem assistir a vídeos ou jogar jogos digitais. Estes dispositivos são usados principalmente para entretenimento ou recuperação de informações. O conteúdo apresentado é apenas consumido e não produzido ativamente.

Programar significa tornar-se num designer criativo e ativo de produtos media.
Aqueles que conseguem programar podem implementar as suas próprias ideias e criar algo novo. Também na vida quotidiana, o conhecimento básico de programação está a tornar-se cada vez mais importante. Com conhecimentos básicos de programação, aumentam as possibilidades no mercado de trabalho e, similarmente, é possível movimentar-se com mais autodeterminação pelo mundo (dos media) e projetá-lo conscientemente.
Além disso, a aprendizagem dos princípios básicos da programação promove competências de planeamento, pensamento lógico e estimula as crianças a discutirem sequências. Com a ajuda da programação de uma forma lúdica, as crianças podem aprender a resolver problemas de maneira criativa e bem-sucedida. Isto pode ser alcançado nos jardins de infância com a ajuda de vários exercícios e jogos ou aplicações simples, como o Scratch Jr . Gradualmente, as crianças adquirem conhecimento sobre o funcionamento de um computador e desenvolvem competências tecnológicas. Elas aprendem, por exemplo, que os computadores executam apenas comandos/ ações que são dadas por meio de códigos e, portanto, são controlados por seres humanos.