• Programar nos jardins de infância

    Programar significa dar comandos a um robô ou computador digitando códigos. A programação é usada para criar robôs, páginas da Internet , e programas ou apps . A linguagem de programação envolve símbolos e caracteres que representam certos comandos. A natureza dos códigos usados na linguagem de programação pode variar e os códigos podem ser inseridos de diferentes maneiras, desde a simples digitação de teclas para controlar um robô até ao uso de linguagens de codificação complexas.

    TA minha dica: Para apresentar às crianças os conceitos básicos de programação, não precisa de trabalhar num computador, tablet ou robô. Por exemplo, pode começar com pequenos jogos lógicos ou jogos de movimento na sua sala. Recomendo jogos focados em soluções criativas e colaborativas para abordar problemas cognitivos. Estes jogos também podem promovem competências de aprendizagem social, resolução de problemas e comunicação quando são realizados de forma conjunta.

    Geralmente, as crianças reconhecem os computadores apenas como dispositivos onde podem assistir a vídeos ou jogar jogos digitais. Estes dispositivos são usados principalmente para entretenimento ou recuperação de informações. O conteúdo apresentado é apenas consumido e não produzido ativamente.

    Programar significa tornar-se num designer criativo e ativo de produtos media.

    Aqueles que conseguem programar podem implementar as suas próprias ideias e criar algo novo. Também na vida quotidiana, o conhecimento básico de programação está a tornar-se cada vez mais importante. Com conhecimentos básicos de programação, aumentam as possibilidades no mercado de trabalho e, similarmente, é possível movimentar-se com mais autodeterminação pelo mundo (dos media) e projetá-lo conscientemente.

    Além disso, a aprendizagem dos princípios básicos da programação promove competências de planeamento, pensamento lógico e estimula as crianças a discutirem sequências. Com a ajuda da programação de uma forma lúdica, as crianças podem aprender a resolver problemas de maneira criativa e bem-sucedida. Isto pode ser alcançado nos jardins de infância com a ajuda de vários exercícios e jogos ou aplicações simples, como o Scratch Jr . Gradualmente, as crianças adquirem conhecimento sobre o funcionamento de um computador e desenvolvem competências tecnológicas. Elas aprendem, por exemplo, que os computadores executam apenas comandos/ ações que são dadas por meio de códigos e, portanto, são controlados por seres humanos.