• O que é que as crianças aprendem com o essencial da programação?

    Desenvolver competências de resolução de problemas e resiliência

    A capacidade de resolver problemas é uma competência útil na vida quotidiana. É desejável que as crianças se tornem excelentes solucionadores de problemas. Além de resolver problemas, as crianças podem desenvolver capacidades que lhes permitem recuperar rapidamente após quaisquer falhas. Elas aprendem que o fracasso não é necessariamente uma coisa má. E, de facto, pode ser algo positivo porque o progresso na aprendizagem também é alcançado por causa dos erros. A programação dá às crianças a oportunidade de tentarem novamente algo até atingirem o resultado desejado. Ao mesmo tempo, a capacidade de concentração e a paciência são exercitadas precocemente. Aprender programação oferece às crianças a oportunidade de adquirir competências de resolução de problemas e resiliência enquanto ainda são muito jovens. Estas são qualidades importantes que podem ajudar as crianças ao longo da vida.

    Desenvolver competências matemáticas, bem como competências de orientação e estruturação

    Programar não é apenas aprender a escrever linhas de código. Para poder programar efetivamente, mais tarde, é preciso pensar de forma lógica. O essencial para isto já pode ser abordado no jardim de infância. As crianças devem ser capazes de reconhecer um problema e depois dividi-lo em pequenas partes. Desta maneira, os problemas podem ser resolvidos de maneira eficaz. Isto também é chamado de "decomposi ção e é uma das competências matemáticas mais importantes.

    Incentivar o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas

    Quando as crianças aprendem o essencial sobre programação no jardim de infância, elas expandem não só o seu vocabulário, mas também aprendem como o processo de comunicação funciona. As crianças aprendem que é preciso:

    • expressarem-se de maneira muito concreta,
    • aprendem como lidar com mal-entendidos e
    • que outra pessoa pode entender algo de uma maneira diferente daquilo que queriam dizer.

    Ao programar, devem ser fornecidas instruções muito claras sobre o que fazer; caso contrário, o computador não entenderá o que é pretendido ou fará outra coisa. Esta capacidade de pensar cuidadosamente sobre como se expressar e descrever algo de forma precisa, com as próprias palavras é uma competência muito útil em todas as áreas da vida.

    Promover a criatividade

    Durante a programação, as crianças aprendem a experimentar e isto dá-lhes confiança para serem criativas. Elas têm a oportunidade de criar algo seu. Assim, tal como para aprender um instrumento musical ou um novo idioma, as crianças precisam de motivação. Elas gostam de receber feedback sobre algo que gostam de fazer. Como a programação é fácil de aprender, as crianças tornam-se confiantes ao criarem algo novo, de forma lúdica e criativa.

    Apoiar o desenvolvimento de competências sociais

    Como as crianças ainda não se sentam em frente do computador e escrevem códigos, geralmente aprendem em grupo o essencial da programação sem um computador. Isto pode ajudar a promover competências sociais, como a capacidade de colaborar em equipa e a capacidade para aceitar críticas construtivas.

    Competências adquiridas quando aprendem a programar