• Conhecimentos básico da aplicação Scratch Jr.

    Scratch Jr. é uma app , e outra ferramenta, que as crianças a partir dos 4 anos de idade podem usar para aprenderem o essencial da programação, além das opções mencionadas acima. Elas podem trabalhar de forma criativa com o Scratch Jr., pesquisar juntas, resolver problemas de forma independente e aprender de maneira divertida, sem a necessidade de competências de leitura e escrita. As crianças podem definir os seus próprios desafios, como desenvolver um pequeno jogo ou contar uma história, e tentar encontrar o seu próprio caminho para alcançar os seus objetivos. Elas aprendem a realizar as tarefas de maneira lúdica, a planear, repensar e adaptar, se necessário. Uma característica especial desta aplicação é que ela permite o trabalho em grupo e a resolução de problemas conjunta. Como os resultados das ações a serem executadas são imediatamente visíveis e percetíveis, as crianças também podem aprender diretamente com os seus erros. A aplicação foi cuidadosamente desenhada tendo em conta o desenvolvimento pessoal, social, cognitivo e emocional de crianças em idade pré-escolar.

    Com a ajuda desta aplicação, as crianças têm a possibilidade de mover figuras ou objetos, fazê-los dançar, saltar, cantar ou reagir uns com os outros. As crianças podem escolher entre diferentes cenários e construir mundos ou diferentes palcos para as suas figuras (atores). Elas podem gravar e brincar com a sua própria voz ou barulhos. Fotografias feitas por elas também podem ser inseridas. Assim, no final, projetos completos, como histórias ou jogos com várias cenas, podem ser desenvolvidos de forma independente.

    A aplicação está disponível para download gratuito Tablets Android e iPads nas respetivas lojas de aplicações.

    Neste módulo, apenas a interface e os elementos mais importantes desta aplicação são apresentados, pois existem vários tutoriais sobre o Scratch Jr. em diferentes idiomas, que compilam explicações detalhadas do programa bem como tarefas concretas para grupos de crianças. A aplicação também contém um tutorial útil para adultos e um vídeo introdutório para crianças. A melhor maneira de aprender a usar esta aplicação é realizar ações concretas e alcançar os objetivos pretendidos. Como essas ações podem ser muito diferentes, elas dependem naturalmente da criança ou "programador" que está a utilizar a aplicação no momento.

    Recomendamos duas páginas da Internet com tutoriais para esta aplicação:

    • As respostas mais importantes para perguntas, tutoriais e exemplos do uso da aplicação podem ser encontradas na página oficial do Scratch Jr.: http://scratchjr.org/
    • Na página do MIT sobre o Scratch, pode descarregar diferentes materiais de trabalho para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que podem ser usados para diferentes disciplinas. Alguns dos recursos também podem ser usados por crianças em idade pré-escolar: https://scratch.mit.edu/

    Visão geral do Scratch Jr.

    Criadores: Um consórcio desenvolvido na Universidade de Tufts em colaboração com o MIT Media Lab e com recurso a financiamento da National Science Foundation.
    Sistemas: Para tablets Android (a partir de 7 polegadas e versão Android 4.2 ou posterior) e iPads (em qualquer iPad 2 ou superior, incluindo qualquer iPad mini que tenha iOS 7.0 ou superior instalado).
    Custos: Gratuito.
    Público-alvo: Crianças dos 4 anos até aos 8 anos, profissionais da área da pedagogia, pais.
    Temas: Trabalho prático dos media, trabalho matemático, resolução de problemas, orientação e estruturação, desenho criativo.
    Publicidade: Livre de publicidade
    Usabilidade: Funciona totalmente offline.
    Navegação: Muito simples e claro; não necessita de competências de leitura e de escrita.
    Design: Simples, linguagem compreensiva; elevado e claro contraste de cores; ambiente amigável; claramente organizado.

    Como funciona o Scratch Jr.?


    Comece agora e tente pôr em prática os seus conhecimentos. Os nossos exemplos práticos podem dar-lhe algumas ideias iniciais.